As Representações Sociais sobre "Internacinalização" na/da Educação Superior
proximidade do objeto e construção social
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n73.p264-285Palavras-chave:
Representações Sociais, Educação Superior, Política de InternacionalizaçãoResumo
O presente artigo tem como objetivo analisar como o pensamento do sujeito sobre o objeto social representado – “internacionalização”[1] – pode contribuir para o fortalecimento desta política na Educação Superior. No estudo utilizamos a abordagem qualitativa fundada na Teoria e Método das Representações Sociais (MOSCOVICI, 1978; JODELET, 2001; ABRIC, 2000; SÁ, 1998; VERGÈS, 1994). A amostragem não probabilística contou com a participação de gestores e docentes que atuam em uma Instituição de Ensino Superior, do Estado da Bahia, totalizando 20 sujeitos que foram informantes em potencial. Para a coleta de dados utilizamos a Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP) e entrevista semiestruturada. Os resultados apontam que as representações sociais desses sujeitos, sobre “internacionalização” na Educação Superior, se constroem num processo de ancoragem em seus saberes, cuja mobilidade acadêmica é desencadeada pela cooperação e convênios que, podem contribuir com a produção e difusão do conhecimento globalizado.
Palavras-Chave: Representações Sociais; Educação Superior; Política de Internacionalização.
[1] Optamos em utilizar aspas na palavra a fim de marcar o termo como o objeto socialmente representado e distingui-lo de outro dentro do texto.
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Referências
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Atualizado em 15/07/2017