As Representações Sociais sobre "Internacinalização" na/da Educação Superior

proximidade do objeto e construção social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n73.p264-285

Palavras-chave:

Representações Sociais, Educação Superior, Política de Internacionalização

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar como o pensamento do sujeito sobre o objeto social representado – “internacionalização”[1] – pode contribuir para o fortalecimento desta política na Educação Superior. No estudo utilizamos a abordagem qualitativa fundada na Teoria e Método das Representações Sociais (MOSCOVICI, 1978; JODELET, 2001; ABRIC, 2000; SÁ, 1998; VERGÈS, 1994). A amostragem não probabilística contou com a participação de gestores e docentes que atuam em uma Instituição de Ensino Superior, do Estado da Bahia, totalizando 20 sujeitos que foram informantes em potencial. Para a coleta de dados utilizamos a Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP) e entrevista semiestruturada. Os resultados apontam que as representações sociais desses sujeitos, sobre “internacionalização” na Educação Superior, se constroem num processo de ancoragem em seus saberes, cuja mobilidade acadêmica é desencadeada pela cooperação e convênios que, podem contribuir com a produção e difusão do conhecimento globalizado.

 

Palavras-Chave: Representações Sociais; Educação Superior; Política de Internacionalização.

 

[1] Optamos em utilizar aspas na palavra a fim de marcar o termo como o objeto socialmente representado e distingui-lo de outro dentro do texto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mateus Souza, Universidade do Estado da Bahia

Mestre em Educação pela Universidade do Estado da Bahia. E-mail: teutato1@gmail.com

Natanael Reis Bomfim, Universidade do Estado da Bahia

Pós-Doutor em Educação de Periferias Urbanas pela Universidade Aberta de Portugal, Pós-Doutor em Educação Geográfica pela Universidade do Quebec em Montreal (UQAM). Professor Titular da Universidade do Estado da Bahia. Líder do Grupo de Pesquisa em Representações, Educação e Sustentabilidade (GIPRES), Salvador/BA. E-mail: nrbomfim@uneb.br nreisbomfim@gmail.com

Referências

REFERÊNCIAS

ABRIC, Jean Claude. A abordagem estrutural das representações sociais. In: MOREIRA, A. S. P.; OLIVEIRA, D. C. (Org.). Estudos interdisciplinares de representação social. 2.ed. Goiânia: AB, 2000. p. 27-37.

ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith. Representações sociais: aspectos teóricos e aplicações à educação. In: Revista Múltiplas Leituras, v.1, n. 1, p. 18-43, jan./jun. 2008.

BERLO, David K. O processo da comunicação: introdução à teoria e à prática. São Paulo: Martins Fontes, 1999, p.7-39.

AAAA; BBBBB Epistemologias e metodologias invertidas nas pesquisas colaborativas e solidárias em educação: desafios e perspectivas. Cadernos de Pesquisa: pensamento educacional, 17(45), 149-169.

AAAAAA. Plano Institucional de Internacionalização na/da IES DO ESTADO DA BAHIA, 2020-2030. Secretaria Especial de Relações Internacionais. Salvador-Bahia. 2020.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo, Edições 70, 2016.

DE WIT, H. Reconsidering the concept of internationalisation. In International Higher Education. N. 70. 2011, p. 06-07.

JODELET, Denise. (Org.) Representações Sociais: um domínio em expansão. Trad.: Tarso Bonilha Mazzotti. Rio de janeiro: 2001, pp. 31-61.

KNIGHT, Jane. Internationalization Remodeled: Definition, Approaches and Rationales. Journal of studies in international education, v.8, n.1, 2004.

KNIGHT, Jane. Trade in higher education services: the implications of GATS. London: Observatory on Borderless Higher education, 2002. Disponível em: www.obhe.ac.uk, Acesso em 20/02/2020

LAUS, Sônia. P.: A internacionalização da educação superior: um estudo de caso da Universidade Federal de Santa Catarina. Tese (Doutorado) – Universidade Federal da Bahia, Escola de Administração. Salvador, 2012.

LEFEVRE F, LEFEVRE M. C. A. Pesquisa de Representação Social. Um enfoque qualiquantitativo. Brasilia (DF): Liberlivro, 2012.

MIURA, Irene K. O processo de internacionalização da Universidade de São Paulo: um estudo de três áreas de conhecimento. Tese (Livre Docência) – Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto. Ribeirão Preto, 2006.

MOSCOVICI, Serge. A Representação social da Psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

MOSCOVICI, Serge. Representações Sociais: investigação em psicologia social. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

MOROSINI, Marília. C. Estado do conhecimento sobre internacionalização da educação superior: conceitos e práticas. Educar, n. 28, p. 107-124, 2006.

ORNELLAS, Maria. Lourdes. S. (Entre)vista: a escuta revela. Ed: EDUFBA, 2011.

SÁ, Celso P. A construção do objeto de pesquisa em representações sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1998.

STALLIVIERI, Luciane. Internacionalização e intercâmbio: dimensões e perspectivas. Curitiba: Appris, 2017

VERGÉS, Pierre. Aproche du noyau central: propriétés quantitatives et structurales. In C. Guimelli (Ed.). Structures et transformations des représntations sociales. Neutchâtel: Delachaux et Niestlé. 1994. P. 233-254.

Publicado

2024-03-26

Como Citar

SOUZA, M.; REIS BOMFIM, N. As Representações Sociais sobre "Internacinalização" na/da Educação Superior: proximidade do objeto e construção social. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 33, n. 73, p. 264–285, 2024. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n73.p264-285. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/18575. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático 73