“Lugar de Indígena é Onde Ela Quiser!”

um estudo com mulheres indígenas universitárias.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n72.p130-147

Palavras-chave:

mulher indígena, universidade, ações afirmativas

Resumo

Este artigo tem por objetivo problematizar a presença das mulheres indígenas em uma universidade federal do sul do Brasil. Por meio de uma investigação narrativa, entendida como o estudo da experiência, entrevistamos[1] cinco acadêmicas indígenas de diferentes cursos da IFES. Propomos uma discussão acerca do papel que a educação superior tem desempenhado, enquanto aliada na luta pela visibilidade das mulheres indígenas, sujeitas marginalizadas da aldeia à academia. Para além da possibilidade de igualdade de oportunidades, as ações afirmativas resultam na qualificação universitária não apenas para a causa indígena, mas também para o retorno às aldeias. Ao mesmo tempo, estar na universidade implica às acadêmicas indígenas resistirem não apenas a sua realidade nas comunidades, mas na universidade também.

 

[1] As entrevistas começaram após aprovação do projeto pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade e pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, por meio do parecer nº 4.274.905, Certificado de Apresentação de Apreciação Ética (CAAE) 34247320.6.0000.5324.

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Biografia do Autor

Karina Molina, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Técnica Administrativa em Educação na Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Pesquisadora no Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (Gese).

Paula Regina Costa Ribeiro, Universidade Federal do Rio Grande – FURG

Pós-Doutora pela Escola Superior de Educação de Coimbra/Instituto Politécnico de Coimbra. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Líder do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (Gese). Pesquisadora do Grupo de Investigación en Educación y Sociedad (Gies).

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Arquivos adicionais

Publicado

2023-11-17

Como Citar

MOLINA, K.; COSTA RIBEIRO, P. R. “Lugar de Indígena é Onde Ela Quiser!”: um estudo com mulheres indígenas universitárias. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 32, n. 72, p. 130–147, 2023. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n72.p130-147. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/17549. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático 72