Narrativas de Futuras Professoras Indígenas Kaingang

conhecimentos, experiências e desafios em seus processos de aprendizagem da docência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n71.p324-342

Palavras-chave:

professor indígena; formação docente; aprendizagem; educação básica; ensino superior.

Resumo

Este artigo discute como futuras professoras indígenas aprendem a ensinar, considerando as experiências e conhecimentos da docência que constroem em contextos diversos, bem como os desafios enfrentados no processo. Para tanto, analisam-se as narrativas produzidas, em entrevistas individuais e grupal, por cinco licenciandas Kaingang que estudam em uma universidade pública rio-grandense. Entre os resultados destacam-se as reflexões por elas produzidas sobre a importância da interculturalidade na ação pedagógica e a relação, por vezes conflituosa, que mantêm com a cultura escolarizada e os conhecimentos científicos. O reconhecimento positivo da profissão docente em suas comunidades, aliado às contribuições sociais, políticas e epistêmicas que ela tem ajudado a produzir por meio dos professores indígenas com quem convivem e delas próprias, motivam-nas a investir na educação escolar como um instrumento de luta política por direitos e de concretização de aspirações individuais e coletivas.

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Biografia do Autor

Ivone Maria Mendes Silva, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Educação pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET/MG). Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) e do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE) da Universidade Federal da Fronteira Sul(UFFS) – Campus Erechim/RS. 

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Arquivos adicionais

Publicado

2023-08-01

Como Citar

SILVA, I. M. M. Narrativas de Futuras Professoras Indígenas Kaingang : conhecimentos, experiências e desafios em seus processos de aprendizagem da docência. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 32, n. 71, p. 324–342, 2023. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n71.p324-342. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/16925. Acesso em: 12 nov. 2024.