Aprendizagens da Docência no Ensino Superior Indígena Intercultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n71.p308-323

Palavras-chave:

Saberes docentes, Pedagogia Universitária, Pesquisa Narrativa, Ensino superior indigena, Decolonialidade

Resumo

O texto apresenta resultados parciais da investigação em processo de construção no Doutorado em educação da UFMT e sua correlação com as experiências docentes da primeira autora no curso de Pedagogia Intercultural no âmbito do exercício profissional e dos movimentos de pesquisa. Tem como objetivo suscitar reflexões sobre a aprendizagem da docência no contexto do ensino superior indígena, intercultural e diferenciado em Mato Grosso. Está fundamentado no método da Pesquisa Narrativa (CLANDINNIN e CONNELLY, 2015) com ancoragem na pesquisa (auto) biográfica articulando os movimentos próprios da pesquisa como registros no diário de bordo, notas de campo oriundas de observações das ações docentes e a aproximação com os participantes da pesquisa para as entrevistas narrativas. Consideramos que as aprendizagens e os saberes da docência são fenômenos complexos e multifacetados. O contexto em estudo é marcado pelas diferenças culturais e pela pluralidade étnica, confronta-se com elementos colonialistas ainda presentes nas universidades desafiando docentes, gestores e estudantes a ressignificarem outros modos de ser e fazer a docência.

 

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Biografia do Autor

Amanda Pereira da Silva Azinari, UFMT

Doutoranda do Programa de Pós Graduaçao em Educação da UFMT. Mestra em Educação pela UNEMAT, Especialista em Gestão Pública (UNEMAT/UAB), Especialista em Educação e diversidade (UNEMAT), Licenciada em Pedagogia (UNEMAT). Professora efetiva da rede estadual de educação básica de Mato Grosso, na área de Pedagogia. Membro do GEPForDoc/PPGE UFMT e do LEAL/UNEMAT.

Filomena Maria de Arruda Monteiro, UFMT/

Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso , graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso (1985), Mestrado em Educação Pública pela Universidade Federal de Mato Grosso (1995) , Doutorado em Educação (2003) e pós doutorado (2012) pela Universidade Federal de São Carlos-UFSCar. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Politica e Formação Docente - GEPForDoc/CNPq. Editora da Revista de Educação Púbica

Referências

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Arquivos adicionais

Publicado

2023-08-01

Como Citar

PEREIRA DA SILVA AZINARI, A.; DE ARRUDA MONTEIRO, F. M. Aprendizagens da Docência no Ensino Superior Indígena Intercultural. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 32, n. 71, p. 308–323, 2023. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n71.p308-323. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/16914. Acesso em: 8 maio. 2024.