Aprendizagens da Docência no Ensino Superior Indígena Intercultural
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n71.p308-323Palavras-chave:
Saberes docentes, Pedagogia Universitária, Pesquisa Narrativa, Ensino superior indigena, DecolonialidadeResumo
O texto apresenta resultados parciais da investigação em processo de construção no Doutorado em educação da UFMT e sua correlação com as experiências docentes da primeira autora no curso de Pedagogia Intercultural no âmbito do exercício profissional e dos movimentos de pesquisa. Tem como objetivo suscitar reflexões sobre a aprendizagem da docência no contexto do ensino superior indígena, intercultural e diferenciado em Mato Grosso. Está fundamentado no método da Pesquisa Narrativa (CLANDINNIN e CONNELLY, 2015) com ancoragem na pesquisa (auto) biográfica articulando os movimentos próprios da pesquisa como registros no diário de bordo, notas de campo oriundas de observações das ações docentes e a aproximação com os participantes da pesquisa para as entrevistas narrativas. Consideramos que as aprendizagens e os saberes da docência são fenômenos complexos e multifacetados. O contexto em estudo é marcado pelas diferenças culturais e pela pluralidade étnica, confronta-se com elementos colonialistas ainda presentes nas universidades desafiando docentes, gestores e estudantes a ressignificarem outros modos de ser e fazer a docência.
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Atualizado em 15/07/2017