Da Inserção Profissional à Perseverança Docente
trajetórias de docentes do Distrito Federal (2010-2022)
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n71.p287-307Palavras-chave:
inserção profissional; desenvolvimento profissional ; perseverança na docência; estudo longitudinalResumo
O artigo discute a trajetória profissional de docentes do Distrito Federal em um estudo longitudinal visando compreender suas aprendizagens docentes e profissionais. Há dois contextos de pesquisa, sendo o primeiro realizado entre 2010 e 2014 (pesquisa doutoral) e o segundo contexto cerca de dez anos depois (pesquisa de pós-doutoramento). A inserção profissional e a perseverança na carreira docente constituem o quadro teórico, destacando a contribuição da pesquisadora Joséphine Mukamurera e de pesquisadores do contexto francófono sobre essa temática. Buscamos as aproximações metodológicas entre o Método Documentário e o método Análise de Prosa na compreensão de trajetórias de profissionais do DF, tendo em vista que os dois métodos de análises foram utilizados, para compreender as trajetórias dos docentes. As análises e interpretações evidenciam que não há um modelo de inserção profissional, que a perseverança não depende apenas de formação continuada que se realiza ao longo da carreira, do sentimento de êxito no início da carreira, havendo inúmeros fatores que complexifica a profissão docente, dentre os quais as condições de trabalho e outras condições subjetivas inerentes a ele.
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Atualizado em 15/07/2017