Tornar-se Professor(a) Universitário(a)
Aprendizagens, Concepções, Desafios e Engajamentos
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n74.p100-118Palavras-chave:
Processos identitários; docência universitária; memoriais acadêmicos; autoformaçãoResumo
Este artigo resulta de uma pesquisa que objetivou analisar processos identitários de professores (as) que atuam em uma universidade pública do estado da Paraíba, a partir de memoriais elaborados para progressão na carreira. A abordagem metodológica foi a pesquisa (auto) biográfica. As reflexões tematizam aprendizagens, concepções e desafios atinentes ao processo de construir-se docente universitári(o)a. As análises denotam engajamentos políticos como fator importante no aprender a profissão; concepções de docência associadas à transformação individual; desafios relativos às condições de trabalho; engajamentos que evocam o sentimento de pertença à docência; bem como a dimensão autoformativa da escrita dos memoriais, consubstanciada em um balanço das trajetórias e dos modos de aprender e estar na profissão, anunciando devires e ensejando processos de autocompreensão/autoformação e de (re) descoberta de si.
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Atualizado em 15/07/2017