Aprendizagem da docência nos Cursos Pré-Universitários Populares

o que dizem os egressos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n74.p186-202

Palavras-chave:

cursos pré-universitários populares, base de conhecimento, ensino de ciências, alunos egressos

Resumo

A partir do interesse em compreender aspectos sobre a aprendizagem da docência no contexto das licenciaturas nas áreas de Ciências da Natureza, verificou-se a potencialidade em investigar os cursos pré-universitários populares (CPUPs) na construção dos conhecimentos necessários para a prática docente. Respaldando-se na perspectiva sobre a base de conhecimento proposta por Shulman, o presente trabalho objetivou compreender a importância da atuação nos CPUPs para a aprendizagem da docência, a partir da análise da fala dos licenciados que atuaram como docentes nos CPUPs. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que tem como sujeitos professores egressos e licenciados pelos cursos de Química, Física e Ciências Biológicas de algumas universidades do estado de São Paulo, que foram localizados e concordaram em responder um questionário. Os resultados apontam, especialmente, para dificuldades relacionadas aos conhecimentos pedagógicos da docência.

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Biografia do Autor

Marina Dias Saraiva, Universidade Estadual de Campinas

Licenciada em Química pelo Centro de Ciências Agrária da Universidade Federal de São Carlos. Estudante de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Química do Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas.

Elaine Gomes Matheus Furlan, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Educação pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade – PUC/SP. Atualmente é professora e pesquisadora do Departamento de Ciências da Natureza, Educação e Matemática e Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de São Carlos, com pesquisa no campo da formação de professores e aspectos relacionados ao ensino de ciências e de química.

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Arquivos adicionais

Publicado

2024-06-05

Como Citar

SARAIVA, M. D.; GOMES MATHEUS FURLAN, E. Aprendizagem da docência nos Cursos Pré-Universitários Populares: o que dizem os egressos. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 33, n. 74, p. 186–202, 2024. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n74.p186-202. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/16896. Acesso em: 4 dez. 2024.