Aprendizagem da docência nos Cursos Pré-Universitários Populares
o que dizem os egressos
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n74.p186-202Palavras-chave:
cursos pré-universitários populares, base de conhecimento, ensino de ciências, alunos egressosResumo
A partir do interesse em compreender aspectos sobre a aprendizagem da docência no contexto das licenciaturas nas áreas de Ciências da Natureza, verificou-se a potencialidade em investigar os cursos pré-universitários populares (CPUPs) na construção dos conhecimentos necessários para a prática docente. Respaldando-se na perspectiva sobre a base de conhecimento proposta por Shulman, o presente trabalho objetivou compreender a importância da atuação nos CPUPs para a aprendizagem da docência, a partir da análise da fala dos licenciados que atuaram como docentes nos CPUPs. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que tem como sujeitos professores egressos e licenciados pelos cursos de Química, Física e Ciências Biológicas de algumas universidades do estado de São Paulo, que foram localizados e concordaram em responder um questionário. Os resultados apontam, especialmente, para dificuldades relacionadas aos conhecimentos pedagógicos da docência.
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Atualizado em 15/07/2017