Desenvolvimento Profissional Docente de Professoras Experientes
entraves e investimentos
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n71.p237-254Palavras-chave:
Desenvolvimento docente, Condições de trabalho docente, Formação de professoresResumo
Este trabalho, recorte de uma pesquisa de doutorado, norteada na abordagem qualitativa, focaliza o desenvolvimento profissional de professoras experientes inseridas num processo formativo viabilizado pela Rede de Aprendizagem e Desenvolvimento da Docência (ReAD), no 2ºS/2017 e 1º, 2º/2018[1]. Para a escrita deste artigo, analisamos as narrativas produzidas no decorrer da formação ofertada no período citado. Os resultados evidenciam que, as participantes se deparam com grandes desafios para desenvolver o trabalho docente e investirem em seu desenvolvimento profissional. Contudo, mesmo com as condições e trabalho desfavoráveis, elas encontram tempo e disposição para manter-se em processo de formação por meio de estudos individuais, participação em cursos e realização de segunda graduação, especialização e pós-graduação. Diante desses fatos, compreendemos que os programas de formação precisam levar em conta as necessidades formativas da docência em diferentes fases da carreira e as implicações que o trabalho tem na vida pessoal/familiar dos professores, contribuindo para à aquisição de novos conhecimentos, e no auxílio na superação dos entraves para investirem no próprio desenvolvimento profissional.
[1]Os participantes da ReAD no momento da realização da inscrição e cadastro foram informados da realização da pesquisa e convidados a assinar o termo de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.
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Atualizado em 15/07/2017