Aprendizagem da Docência na Educação Superior

uma perspectiva histórico-cultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n71.p219-236

Palavras-chave:

desenvolvimento humano; formação de professores; teoria da atividade.

Resumo

Com o objetivo de reconhecer possibilidades para qualificar o estágio de docência com vistas à formação de professores bacharéis para a educação superior, foi realizado estudo exploratório-descritivo qualitativo com 11 professores com experiência em supervisão de estágio de docência de pós-graduandos da área da saúde, em Santa Catarina, utilizando instrumento online com três questões abertas sobre potencialidades, fragilidades e possibilidades do estágio. O conteúdo foi analisado e interpretado por cotejamento ao referencial teórico histórico-cultural. Os resultados indicaram a experiência prática como principal potencialidade; como fragilidade, o curto período de tempo e a não obrigatoriedade. Concluiu-se que a possibilidade de qualificar o estágio como estratégia formativa está em sua transformação em atividade de aprendizagem colaborativa e dialógica da docência para pós-graduandos, supervisores e orientadores, em uma lógica de formação inicial, continuada/permanente.

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Biografia do Autor

Carla Rosane Paz Arruda Teo, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)

Doutora em Ciência de Alimentos. Docente dos Programas de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) e em Educação (PPGE) e do Curso de Graduação em Medicina da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), Chapecó, SC. Líder do Grupo de Pesquisa Formação e Trabalho em Saúde.

C. lattes: http://lattes.cnpq.br/8808410959989446

Solange Maria Alves, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó

Doutora em Educação. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Curso de Graduação em Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó, SC. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Escola de Vigotski.

C. lattes: http://lattes.cnpq.br/6307854612905183

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Arquivos adicionais

Publicado

2023-08-01

Como Citar

TEO, C. R. P. A.; ALVES, S. M. . Aprendizagem da Docência na Educação Superior: uma perspectiva histórico-cultural. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 32, n. 71, p. 219–236, 2023. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n71.p219-236. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/16819. Acesso em: 9 maio. 2024.