Conformar Comunidades como Oportunidad de aprendizaje Professional Docente

estudio de casos en Uruguay y Chile

Autores

  • Andrea Tejera Universidad ORT Uruguay
  • Mariela Questa-Torterolo Universidad ORT Uruguay
  • Claudia Cabrera Borges Universidad ORT Uruguai

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n71.p59-73

Palavras-chave:

professores do ensino superior; cultura didático-pedagógica; formação de professores

Resumo

São apresentados os resultados do estudo: "Redes e inclusão digital: Incidentes e caracterizações para a formação de comunidades que promovem a aprendizagem profunda em Centros Públicos de Formação de Professores do Uruguai e Chile" (projeto competitivo da Agência Nacional de Pesquisa e Inovação e da Fundação Ceibal). O objetivo foi conhecer como as comunidades e a colaboração emergente são vistas como uma forma de aprendizagem profissional entre professores de formação inicial de professores, em centros do Uruguai e do Chile. Foi organizado em três fases: 1) identificação e caracterização de todos os centros de formação de professores nos dois países; 2) estudos de três casos em cada país; 3) validação de especialistas e troca de experiências entre os participantes. Os achados mostram que existem diferentes graus de abordagem para a formação das comunidades, ao mesmo tempo em que evidenciam sua relevância como promotores da aprendizagem profissional dos professores.

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Biografia do Autor

Andrea Tejera, Universidad ORT Uruguay

Doutora em Educação pela Universidade Nacional de Entre Ríos (Argentina). Mestre em Desenvolvimento Regional e Local pela Universidade Católica do Uruguai. Licenciatura em Psicologia pela Universidade da República (Uruguai). Diretor, Área de Planejamento Estratégico e Orçamentário, Instituto da Criança e do Adolescente do Uruguai (INAU). Professor e pesquisador em instituições de educação formal e continuada. Especialista em gestão educacional, planejamento, avaliação institucional e políticas públicas, com ênfase em políticas sociais. Coordenador acadêmico do Mestrado em Gestão Educacional e do Mestrado em Formação de Formadores, professor, pesquisador e tutor de pós-graduação do Instituto de Educação, Universidad ORT Uruguay. Pesquisador em nível de iniciação, área de Ciências Sociais, subárea de Ciências da Educação, Sistema Nacional de Pesquisadores (SNI).Coordinadora Académica Master en Formador de Formadores y Master en Gestión Educativa; Docente e Investigadora.

GRUPO DE PESQUISA: "Nuevas formas de aprender y enseñar"

 tejera@ort.edu.uy

Mariela Questa-Torterolo, Universidad ORT Uruguay

Doutora em Educação pela Universitat Autònoma de Barcelona (Espanha). Mestre em Gestão Educacional, Universidad ORT Uruguay. Graduado em Relações Internacionais pela Universidade da República (Uruguai). Investigador em gestão educacional, inclusão de estudantes no ensino superior, tecnologias digitais, formação de formadores e desenvolvimento profissional. Professor de pós-graduação e coordenador acadêmico adjunto do Mestrado em Gestão Educacional e do Mestrado em Formação de Formadores, Instituto de Educação, Universidad ORT Uruguay. Pesquisador em nível de iniciação, área de Ciências Sociais, subárea de Ciências da Educação, Sistema Nacional de Pesquisadores (SNI).Coordinadora Académica Adjunta en Formador de Formadores y Master en Gestión Educativa; Docente e Investigadora.

GRUPO DE PESQUISA:  "Nuevas formas de aprender y enseñar"

 

Claudia Cabrera Borges, Universidad ORT Uruguai

Doutora em Educação e Mestre em Educação, Universidad ORT Uruguay. Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade da República (Uruguai). Professor de Biologia, Florida Teacher Training Institute. Professor de Biologia e Didática da Biologia, Centro Regional de Professores do Centro. Professor e tutor, Instituto de Educação, Universidad ORT Uruguai. Pesquisador em nível de iniciação, área de Ciências Sociais, subárea de Ciências da Educação, Sistema Nacional de Pesquisadores (SNI).

GRUPO DE PESQUISA: "Nuevas formas de aprender y enseñar"

 

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Arquivos adicionais

Publicado

2023-08-01

Como Citar

TEJERA, A.; QUESTA-TORTEROLO, M.; CABRERA BORGES, C. Conformar Comunidades como Oportunidad de aprendizaje Professional Docente: estudio de casos en Uruguay y Chile. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 32, n. 71, p. 59–73, 2023. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n71.p59-73. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/16693. Acesso em: 13 jun. 2024.