Memorial Acadêmico, Experiência Monitorial e Aprendizagem Docente (2013-2016)
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n71.p164-182Palavras-chave:
História, Memória, Formação Docente, MonitoriaResumo
Resumo
Este trabalho é vinculado à História e à Memória, objetivando refletir acerca dos processos formativos da docência, constituídos e/ou (re)elaborados no decorrer do exercício monitorial nas disciplinas de História da Educação/CE/UFPB, entre 2013 e 2016. Os suportes teóricos perpassam a História do Tempo Presente, a Memória e as Representações Sociais. Tendo a escrita de si por método de pesquisa, analisa-se um memorial acadêmico, dialogando com autores, como David (2012), Nóvoa (2013), entre outros, em um processo de releitura sobre a Monitoria, espaço de constituição de identidade professoral, construída na práxis (ação-reflexão-ação). Os resultados indicam o exercício monitorial como elemento pedagógico constitutivo dos sujeitos em formação, concluindo-se que a experiência monitorial fortalece a tríade ensino-pesquisa-extensão e o memorial acadêmico é uma fonte histórica configuradora da docência e da escrita de si.
Palavras-chave: História. Memória. Formação Docente. Monitoria.
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Atualizado em 15/07/2017