Memorial Acadêmico, Experiência Monitorial e Aprendizagem Docente (2013-2016)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n71.p164-182

Palavras-chave:

História, Memória, Formação Docente, Monitoria

Resumo

Resumo

Este trabalho é vinculado à História e à Memória, objetivando refletir acerca dos processos formativos da docência, constituídos e/ou (re)elaborados no decorrer do exercício monitorial nas disciplinas de História da Educação/CE/UFPB, entre 2013 e 2016. Os suportes teóricos perpassam a História do Tempo Presente, a Memória e as Representações Sociais. Tendo a escrita de si por método de pesquisa, analisa-se um memorial acadêmico, dialogando com autores, como David (2012), Nóvoa (2013), entre outros, em um processo de releitura sobre a Monitoria, espaço de constituição de identidade professoral, construída na práxis (ação-reflexão-ação). Os resultados indicam o exercício monitorial como elemento pedagógico constitutivo dos sujeitos em formação, concluindo-se que a experiência monitorial fortalece a tríade ensino-pesquisa-extensão e o memorial acadêmico é uma fonte histórica configuradora da docência e da escrita de si.

Palavras-chave: História. Memória. Formação Docente. Monitoria.

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Biografia do Autor

Felipe Cavalcanti Ivo, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando e Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Especialista em Educação Profissional e Tecnologia e em Pedagogia Empresarial e Educação Corporativa. Membro dos Grupos de Estudos História da Educação Brasileira, GT – PB e Memória, História e Educação. Mentor voluntário do Programa Cais Mentoria 2023.

Maria da Graça da Cruz Barbosa, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Educação e em Direitos Humanos e especialista em Educação em Direitos Humanos e em Educação Infantil, todos pela UFPB. Membro do Grupo de Estudos Memória, História e Educação (GEMHE). Professora da Secretaria de Educação do Município de Bayeux (PB).

Maria Elizete Guimarães Caravlho, Universidade Federal da Paraíba

Pós-doutorado em Política Educativa pela Universidade do Minho/PT (UMINHO/PT). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora associada da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Departamento de Fundamentação da Educação, Centro de Educação. Credenciada aos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE), UFPB e em Direitos Humanos (PPGDH), UFPB. Pesquisadora dos Grupos de Estudos História da Educação Brasileira, GT-PB e Memória, História e Educação.

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Publicado

2023-08-01

Como Citar

IVO, F. C.; DA CRUZ BARBOSA, M. da G.; GUIMARÃES CARAVLHO, M. E. Memorial Acadêmico, Experiência Monitorial e Aprendizagem Docente (2013-2016). Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 32, n. 71, p. 164–182, 2023. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n71.p164-182. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/16673. Acesso em: 23 dez. 2024.