Percepções Docentes em Relação ao Agir e Fazer Profissional no Contexto Pandêmico Vivido

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n74.p133-150

Palavras-chave:

Trabalho docente. Contexto pandêmico. Processo ensino e aprendizagem.

Resumo

A discussão teórico-metodológica construída no artigo tem como proposta analisar as percepções docentes que foram constituídas no contexto pandêmico, ocorrido entre os anos de 2020-2021, como resposta ao cenário educacional configurado, a qual demandou ajustes e acomodações ao agir profissional, marcado pelo caráter emergencial que produziu incertezas, mas ao mesmo tempo resiliência e superação. Diante deste cenário, foi eleita como questão problematizadora a seguinte pergunta: de que maneira o contexto pandêmico atingiu o fazer e agir profissional dos docentes, no que diz respeito à prática educativa concretizada no processo ensino e aprendizagem em sua estrutura e organização? Para que se compreenda este momento, fez-se uso da análise do discurso, a fim de identificar nos depoimentos dos docentes o dito, não dito e os silêncios. Busca-se com a investigação analisar não apenas os impactos da pandemia no âmbito da prática docente, mas o posicionamento assumido diante do seu contexto de trabalho. Ao final da análise, observa-se que os docentes se reinventam e buscam encontrar alternativas que sejam relacionais, coerentes e integradoras com o objetivo educativo almejado.

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Biografia do Autor

Gleyds Domingues, FABAPAR/CAROLINA UNIVERSITY

Pós-Doutora em Educação e Religião. Doutora em Teologia. Mestre em Educação. Licenciada em Pedagogia e Educação Cristã. Bacharel em Direito e Teologia. Professora do Programa de Mestrado Profissional em Teologia das Faculdades Batista do Paraná e do Programa de Mestrado em Ministério da Carolina University. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Práxis Educativa na Formação e no Ensino Bíblico. Participante do grupo de Pesquisa: LAPPUC- Laboratório em pesquisa de políticas públicas, currículo e docência, com parceria com os seguintes Grupos de Pesquisa: Políticas de Currículo e Cultura/UERJ e Práxis Educativa na Formação e no Ensino Bíblico/FABAPAR. E-mail: gleyds2016@hotmail.com. Fone: (41) 988428087

Kátia Cunha, Universidade Federal de Pernambuco

Professora Associada da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Diretora de Gestão Acadêmica da Universidade Federal de Pernambuco (PROGRAD/DGA). Docente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) e do programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea (PPGEDUC), Programa de Pós-graduação em Educação, Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM). Professora do Núcleo de Formação Docente, no Centro Acadêmico do Agreste. Pós- Doutorado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro/Proped UERJ. Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Possui graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Federal de Pernambuco, graduação em Música Sacra - Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil. Coordena o grupo de Pesquisa: LAPPUC- Laboratório em pesquisa de políticas públicas, currículo e docência, com parceria com os seguintes Grupos de Pesquisa: Políticas de Currículo e Cultura/UERJ e Práxis Educativa na Formação e no Ensino Bíblico/FABAPAR. Participa também do grupo: GPEHCC - Grupo de Pesquisa em Educação, História e Cultura Científica. Participante da Rede Brasileira em Teoria do Discurso.

José Ayron Lira dos Anjos, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Química pela Universidade Federal de Pernambuco (2000), mestrado em Química pela Universidade Federal de Pernambuco (2002) e doutorado em Química pela Universidade Federal de Pernambuco (2008). Atualmente é professor associado II da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Ensino de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, pibid, metodologias ativas de aprendizagem, educação científica baseada em projetos, aprendizagem a partir da revisitação ao erro, argumentação no ensino de ciências e jogos didáticos. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática e participa do Grupo de Pesquisa em Educação, História e Cultura Científica (GPEHCC) e é Coordenador do Núcleo de Investigação, Desenvolvimento e Estudo de Jogos no Ensino (NIDEJE)

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Arquivos adicionais

Publicado

2024-06-05

Como Citar

DOMINGUES, G.; CUNHA, K.; LIRA DOS ANJOS, J. A. Percepções Docentes em Relação ao Agir e Fazer Profissional no Contexto Pandêmico Vivido. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 33, n. 74, p. 133–150, 2024. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n74.p133-150. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/16665. Acesso em: 13 nov. 2024.