A Dimensão Afetiva na Formação Integrada da Educação Profissional
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n70.p214-232Palavras-chave:
Educação Básica; Educação Profissional; Formação Integrada; Afetos.Resumo
O debate sobre a Educação Integral tem sido cada vez mais recorrente entre as pesquisas e produções científicas em educação. No ensino profissional, no entanto, ainda é um tema que merece análises mais ampliadas, sobretudo, no que diz respeito à compreensão da dimensão afetiva. Neste artigo propomos entender a importância dos afetos na (re)construção do princípio da integralidade do Ensino Médio, que não se dá fora do entendimento da concepção de homem, do lugar que ele ocupa na natureza e das suas relações, sobretudo, com o conhecimento. No campo metodológico optamos pela produção de dados a partir da investigação qualitativa, utilizando da análise documental e da revisão bibliográfica. O texto busca aproximações com a teoria dos afetos espinosana e se ampara nas recentes reformas da educação nacional para dialogar com formação integrada. As discussões realizadas indicam contradições na política educacional que ameaçam a continuidade desta forma de ensino, mas, também, apontam para fragilidades antigas na compreensão acerca da dimensão afetiva, dificultando a ampliação do princípio da integralidade na Educação Profissional.
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Atualizado em 15/07/2017