A Dimensão Afetiva na Formação Integrada da Educação Profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n70.p214-232

Palavras-chave:

Educação Básica; Educação Profissional; Formação Integrada; Afetos.

Resumo

O debate sobre a Educação Integral tem sido cada vez mais recorrente entre as pesquisas e produções científicas em educação. No ensino profissional, no entanto, ainda é um tema que merece análises mais ampliadas, sobretudo, no que diz respeito à compreensão da dimensão afetiva. Neste artigo propomos entender a importância dos afetos na (re)construção do princípio da integralidade do Ensino Médio, que não se dá fora do entendimento da concepção de homem, do lugar que ele ocupa na natureza e das suas relações, sobretudo, com o conhecimento. No campo metodológico optamos pela produção de dados a partir da investigação qualitativa, utilizando da análise documental e da revisão bibliográfica. O texto busca aproximações com a teoria dos afetos espinosana e se ampara nas recentes reformas da educação nacional para dialogar com formação integrada. As discussões realizadas indicam contradições na política educacional que ameaçam a continuidade desta forma de ensino, mas, também, apontam para fragilidades antigas na compreensão acerca da dimensão afetiva, dificultando a ampliação do princípio da integralidade na Educação Profissional.

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Biografia do Autor

Claudia Lima, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE/ INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Sergipe, desenvolvendo pesquisa sobre os afetos na Educação Profissional. Mestra em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Possui licenciatura em Pedagogia. Atualmente é professora e pesquisadora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia e do Programa de Pós Graduação em Educação na linha de Pesquisa Sociedade, Subjetividades e Pensamento Educacional. É membra do Grupo de Pesquisa Educação, Cultura e Subjetividade (GPECS/UFS/CNPq). 

Dinamara Feldens, Universidade Federal de Sergipe

Pós-doutora pela Universidade Complutense de Madrid UCM, na área de Filosofia da Educação, estudando o filósofo Frances Gilles Deleuze. Doutora e Mestra em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS/RS , durante o doutorado realizou estudos e pesquisas com bolsa MTC/ CNPq na Universidade da Sorbonné - Paris V, França, na área de Antropologia do corpo sob a supervisão de Georges Vigarello. Possui licenciatura em História e filosofia. È professora e pesquisadora da Universidade Federal de Sergipe e do Programa de Pós Graduação em Educação na linha de Pesquisa Sociedade, Subjetividades e Pensamento Educacional. Coordena o Grupo de Pesquisa Educação, Cultura e Subjetividade (GPECS/UFS/CNPq). Desenvolve projetos científicos e de extensão vinculados ao tema processos de subjetividades e poder na Contemporaneidade. Atua principalmente nos temas: filosofia da diferença, epistemologia do conhecimento, estudos de gênero, poder, corpo e cultura.

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Arquivos adicionais

Publicado

2023-04-13

Como Citar

LIMA, C.; FELDENS, D. . A Dimensão Afetiva na Formação Integrada da Educação Profissional. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 32, n. 70, p. 214–232, 2023. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n70.p214-232. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/15425. Acesso em: 4 maio. 2024.