Didática e Educação Integral

perspectivas de professoras/es de escolas públicas na Paraíba

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n70.p49-61

Palavras-chave:

Educação Integral, Didática, Ensino

Resumo

O objetivo do artigo é discutir, a partir de dados coletados junto a 162 docentes de escolas públicas de tempo integral no estado da Paraíba, desafios didáticos de construção de práticas de ensino na perspectiva da Educação Integral. O tratamento analítico dos dados pautou-se pela técnica de Análise Categorial de Conteúdo. Aponta-se que o discurso pedagógico inovador e de ruptura paradigmática associado à Educação Integral é atravessado por desafios e lacunas que distanciam os(as) professores(as) de um fazer pedagógico integral e integrador. Por isso, a Didática deve mobilizar formas alternativas de conceber e organizar o ensino inspiradas pela inventividade, colaboratividade e qualidade social da aprendizagem. 

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Biografia do Autor

José Leonardo Rolim de Lima Severo, Universidade Federal da Paraíba

Pedagogo, Mestre e Doutor em Educação com estágio de Pós-Doutorado em Teoria da Pedagogia. É Professor Adjunto da Universidade Federal da Paraíba, junto ao Departamento de Habilitações Pedagógicas do Centro de Educação, atuando, também, como professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogia, Trabalho Educativo e Sociedade (GEPPTES-UFPB). É associado à Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPED), à Associação Nacional de Didática e Práticas de Ensino (ANDIPE),à Sociedade Iberoamericana de Pedagogia Social (SIPS) e integrante da Rede Nacional de Pesquisadores em Pedagogia (RePPed).

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Arquivos adicionais

Publicado

2023-04-13

Como Citar

ROLIM DE LIMA SEVERO, J. L. Didática e Educação Integral: perspectivas de professoras/es de escolas públicas na Paraíba. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 32, n. 70, p. 49–61, 2023. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n70.p49-61. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/15323. Acesso em: 5 nov. 2024.