Algunas Discusiones y Reflexiones Conceptuales Sobre la Educación y el Preconcepto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n69.p27-41

Palavras-chave:

Educação e Sociedade; Violência Escolar; Inclusão e Direitos Humanos.

Resumo

O objetivo de nosso trabalho é fazer uma descrição contextual do sistema educacional na Argentina, onde são mostrados alguns dados fornecidos pelo Ministério da Educação. Esta informação é interpretada a partir da teoria crítica, onde se observa que a violência passa de um nível horizontal para um vertical, o que implica uma internalização da autoridade diferente, onde pode gerar conflitos institucionais quanto à sua organização. Com base nesses conceitos, analisa-se o papel da instituição como uma hierarquia paralela que legitima o poder; do observador como padeciente ou placiente e, finalmente, a diferença entre preconceito e prejuicio.

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Publicado

2023-01-29

Como Citar

FERBER, H. M. Algunas Discusiones y Reflexiones Conceptuales Sobre la Educación y el Preconcepto. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 32, n. 69, p. 27–41, 2023. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n69.p27-41. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/15165. Acesso em: 13 abr. 2024.