Concepções de Professores Sobre Bulliyng e Formas de Enfrentamento no Contexto Escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n69.p42-58

Palavras-chave:

bullying; concepções de professores; formas de enfrentamento; violência escolar; educação inclusiva.

Resumo

A violência escolar é fenômeno antigo que se conserva através do tempo. Na contemporaneidade vem sendo relatada outra forma de violência no ambiente escolar que tem tomado dimensões cada vez maiores, denominada bullying. Trata-se de uma intimidação psicológica ou física, intencional e reincidente, dirigida a uma pessoa vista como frágil por seus agressores. A escola parece contribuir com a existência dessa forma de violência ao fomentar a reprodução de práticas sociais que obstam o acolhimento da diversidade humana. O presente artigo objetivou analisar as concepções de docentes do estado da Bahia sobre o bullying, identificando conceitos atribuídos a tal fenômeno, bem como possíveis formas de enfrentamento no contexto escolar. As análises foram realizadas por meio das entrevistas com os professores de escolas públicas de duas cidades baianas, marcadas por alto índice de violência. Percebeu-se a inexistência de uma clareza conceitual sobre o bullying e, em alguns casos, uma relativização das situações identificadas como algo comum ao cotidiano escolar ou visto como brincadeira por parte dos professores. Identificaram-se possíveis formas de enfrentamento a partir das concepções apresentadas. Percebe-se que o contexto escolar é parte da cultura e acaba sendo (re)produtor de violência.

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Biografia do Autor

Jaciete Barbosa dos Santos, Universidade do Estado da Bahia

Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB/Campus I - Salvador/BA). Doutora em Educação e Contemporaneidade pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC/UNEB, 2013). Mestre em Educação Especial (UEFS, 2002). Especialista em Leitura (PUC/RJ, 1997), especialista em Alfabetização (IAT/FACED, 1994) e especialista em Supervisão Escolar (UEFS, 1996). Graduada em Pedagogia (UEFS, 1992). Atua na formação inicial e continuada de professores na área da Educação, com ênfase em EDUCAÇÃO INCLUSÃO e DEFICIÊNCIA, com foco nas seguintes temáticas: educação inclusiva, educação especial; preconceito, universidade e formação. Vice-líder e Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Inclusão e Sociedade. Atualmente coordena, no Estado da Bahia, a reaplicação da pesquisa Inclusão Profissional de Pessoas com Deficiência e Qualidade de Vida, de autoria do Prof. Dr. Carlos Gil Correia Veloso da Veiga da Universidade do Minho, em Portugal (UMinho /PT). É membro efetivo do Núcleo de Educação Especial da UNEB (NEDE) e Associada da Red Internacional de Investigadores y Participantes sobre Inclusión Educativa y Social (RIIE), UNAM, México.

Lucimêre Rodrigues De Souza, Universidade Estadual de Feira de Santana

Professora Adjunta da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia (PPGEduC/UNEB).Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Inclusiva (GEPEI/UEFS)

 

Viviane Borges Dias, Universidade Estadual de Santa Cruz

Professora Adjunta da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).Doutora em Educação e Contemporaneidade – PPGEEduC/UNEB.Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Inclusão e Sociedade (PPGEDUC/UNEB); membro do Grupo de Pesquisa em Currículo e Formação de Professores em Ensino de Ciências (GPeCFEC/UESC).

 

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Publicado

2023-01-29

Como Citar

SANTOS, J. B. dos .; SOUZA, . L. R. D. .; DIAS, V. B. Concepções de Professores Sobre Bulliyng e Formas de Enfrentamento no Contexto Escolar. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 32, n. 69, p. 42–58, 2023. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n69.p42-58. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/15164. Acesso em: 22 dez. 2024.