Concepções de Professores Sobre Bulliyng e Formas de Enfrentamento no Contexto Escolar
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n69.p42-58Palavras-chave:
bullying; concepções de professores; formas de enfrentamento; violência escolar; educação inclusiva.Resumo
A violência escolar é fenômeno antigo que se conserva através do tempo. Na contemporaneidade vem sendo relatada outra forma de violência no ambiente escolar que tem tomado dimensões cada vez maiores, denominada bullying. Trata-se de uma intimidação psicológica ou física, intencional e reincidente, dirigida a uma pessoa vista como frágil por seus agressores. A escola parece contribuir com a existência dessa forma de violência ao fomentar a reprodução de práticas sociais que obstam o acolhimento da diversidade humana. O presente artigo objetivou analisar as concepções de docentes do estado da Bahia sobre o bullying, identificando conceitos atribuídos a tal fenômeno, bem como possíveis formas de enfrentamento no contexto escolar. As análises foram realizadas por meio das entrevistas com os professores de escolas públicas de duas cidades baianas, marcadas por alto índice de violência. Percebeu-se a inexistência de uma clareza conceitual sobre o bullying e, em alguns casos, uma relativização das situações identificadas como algo comum ao cotidiano escolar ou visto como brincadeira por parte dos professores. Identificaram-se possíveis formas de enfrentamento a partir das concepções apresentadas. Percebe-se que o contexto escolar é parte da cultura e acaba sendo (re)produtor de violência.
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Atualizado em 15/07/2017