Diferencias Entre Estudiantes Y Docentes de Una Escuela Secundaria Respecto al Bullying y la Discriminación
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n69.p90-105Palavras-chave:
Palabras clave: bullying, jerarquías, educación secundaria, popularidad y superiResumo
No México, são relatadas altas taxas de prevalência de bullying, comportamentos de assédio físico ou psicológico entre os alunos podem impactar negativamente toda a comunidade escolar. Daí o interesse em analisar as semelhanças e diferenças de professores e alunos em relação aos diferentes elementos que caracterizam o bullying. Para isso, foi realizado um estudo misto. Participaram 100 alunos do ensino médio (Mage= 13 anos); que responderam a vários questionários e foram entrevistados 6 professores (Mage = 51 anos). Os principais achados mostram que alunos e professores concordaram em apontar as características dos assediadores e assediados, a forma de violência exercida e a intencionalidade. Mas, diferiram quanto ao desequilíbrio de poder e à frequência de observação, experimentação e perpetração na presença de ações violentas. Identificar essas semelhanças e diferenças entre professores e alunos em relação às características do bullying permitirá o desenho e implementação de programas de intervenção para gerar ambientes escolares seguros e livres de violência para toda a comunidade escolar no nível médio.
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Atualizado em 15/07/2017