“Regra Tácita”

racismo religioso no ambiente escolar em Salvador e Recôncavo Baiano

Autores

  • Jalusa Silva de Arruda Universidade do Estado da Bahia (UNEB) http://orcid.org/0000-0002-1545-6823
  • Otto Vinicius Agra Figueiredo Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Edmar Ferreira Santos Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n69.p106-124

Palavras-chave:

Racismo religioso. Bullying. Escola. Educação antirracista.

Resumo

O artigo é desdobramento de pesquisa desenvolvida em Salvador e nove municípios do Recôncavo Baiano, que teve por objetivo identificar percepções e sentidos sobre racismo, sexismo e intolerância religiosa, especialmente praticada contra crianças, adolescentes e jovens. Neste momento, objetiva-se analisar a percepção de atos e práticas identificados como intolerância religiosa no ambiente escolar, pois foi recorrente a menção à escola como lócus dessa forma de violência. Para tanto, considera-se racismo religioso como categoria analítica, uma vez que, no Brasil, discriminações e violências praticadas contra grupos religiosos são predominantemente dirigidas às religiões de matriz africana. Os dados indicam interdições específicas para crianças, adolescentes e jovens de religiões afro-brasileiras, bem como práticas associadas ao bullying que desvelam o racismo religioso institucionalizado na escola, em detrimento de um projeto político pedagógico antirracista.

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Biografia do Autor

Jalusa Silva de Arruda, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia. Professora na Universidade do Estado da Bahia, Campus XV.  Coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Direito da Criança e do Adolescente (GEDICA). E-mail: jsarruda@uneb.br.

Otto Vinicius Agra Figueiredo, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutor em Educação e Contemporaneidade pela UNEB. Professor na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Direito da Criança e do Adolescente (Gedica), do Centro de Estudos e Documentação em Educação (Cede) e do Grupo de Pesquisa em Acesso, Permanência e Evasão na Universidade (Grapeuni).

 

Edmar Ferreira Santos, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Estudos Étnicos e Africanos pela UFBA. Professor na UNEB, campus VI. Coordenador do projeto Leituras de África e da Diáspora: https://www.afroleituras.org. Pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Direito da Criança e do Adolescente (Gedica), do Núcleo de História Social e Práticas de Ensino (NHIPE) e do projeto História e Antropologia das Religiões Africanas e Afro-Americanas (Pós-Afro/CEAO).

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Arquivos adicionais

Publicado

2023-01-29

Como Citar

ARRUDA, J. S. de; FIGUEIREDO, O. V. A.; SANTOS, E. F. . “Regra Tácita”: racismo religioso no ambiente escolar em Salvador e Recôncavo Baiano. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 32, n. 69, p. 106–124, 2023. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n69.p106-124. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/15073. Acesso em: 21 nov. 2024.