Inclusão e Violência Escolar
contribuições de um estudo empírico no Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n69.p167-186Palavras-chave:
Violência Simbólica, Inclusão Educacional, Teoria Crítica da CulturaResumo
O presente artigo traz resultado da pesquisa “Violência Escolar: discriminação, bullying e responsabilidade” com objetivo de analisar a relação entre inclusão e violência escolar, sob a forma do preconceito e do bullying. A metodologia foi de cunho quanti-qualitativo, com coleta de dados em 2019 por meio de questionários aplicados a 217 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental em cinco escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro. Os resultados indicaram correlação entre o grau de inclusão e o preconceito (-0,87) e grau de inclusão e maus tratos sofridos (-0,46), ou seja, quanto mais ações de inclusão nas escolas, menor a tendencia a ter manifestações de preconceito por parte dos alunos e menos maus tratos entre eles. Este estudo, assim como na Teoria Crítica, ressaltam a importância das ações de inclusão nas escolas como forma de combate à violência escolar, tanto em termos de preconceito quanto em termos de maus tratos.
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Atualizado em 15/07/2017