Narrar Histórias Sob o Pensar Complexo
compreender o humano, incluir e religar saberes
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n68.p20-33Palavras-chave:
Contação de histórias; Pensamento Complexo; Compreensão humana; Inclusão; Religação dos saberes.Resumo
Edgar Morin, autor do Pensamento Complexo, não escreveu obras específicas sobre contação de histórias ou literatura, mas há capítulos de livros e passagens em que ele aborda o tema. Neste artigo, investigamos como o ato de contar histórias pode ser compreendido à luz do Pensamento Complexo a partir de alguns escritos de Morin. Não fazemos uma revisão completa dos textos do autor, mas sim dialogamos com algumas de suas ideias, buscando construir uma compreensão de como a narração e a fruição de histórias podem ser compreendidas à luz do Pensamento Complexo e, assim, trabalhadas na educação. Nossa investigação aponta que, segundo Morin, a literatura favorece a compreensão do humano e suas várias dimensões. Ela religa razão e emoção, a dimensão subjetiva e objetiva, o imaginário e o real, a linguagem lógica racional e a analógico-simbólica, aspectos da singularidade e da universalidade humana, a dimensão individual e social.
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Atualizado em 15/07/2017