Narrar Histórias Sob o Pensar Complexo

compreender o humano, incluir e religar saberes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n68.p20-33

Palavras-chave:

Contação de histórias; Pensamento Complexo; Compreensão humana; Inclusão; Religação dos saberes.

Resumo

Edgar Morin, autor do Pensamento Complexo, não escreveu obras específicas sobre contação de histórias ou literatura, mas há capítulos de livros e passagens em que ele aborda o tema. Neste artigo, investigamos como o ato de contar histórias pode ser compreendido à luz do Pensamento Complexo a partir de alguns escritos de Morin. Não fazemos uma revisão completa dos textos do autor, mas sim dialogamos com algumas de suas ideias, buscando construir uma compreensão de como a narração e a fruição de histórias podem ser compreendidas à luz do Pensamento Complexo e, assim, trabalhadas na educação. Nossa investigação aponta que, segundo Morin, a literatura favorece a compreensão do humano e suas várias dimensões. Ela religa razão e emoção, a dimensão subjetiva e objetiva, o imaginário e o real, a linguagem lógica racional e a analógico-simbólica, aspectos da singularidade e da universalidade humana, a dimensão individual e social.

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Biografia do Autor

Flavia Diniz Roldão, UNIBRASIL - UFPR

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Psicologia pela mesma instituição. Especialização em Arteterapia, em Psicologia Analítica e em Fundamentos do Ensino das Artes. Psicóloga, Pedagoga e Teóloga. Formação em Psicoterapia Sistêmica pelo INTERCEF, e Aperfeiçoamento em Saúde Mental pela Fundação Oswaldo Cruz. Atualmente é professora do UNIBRASIL Centro Universitário. Atua como psicóloga clínica em consultório particular com psicoterapia individual, familiar e conjugal. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa - Pedagogia, Complexidade e Educação GEPEPECOE (CNPq) e do Grupo Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano da UFPR.

Anderson Francisco Vitorino, UFAL

Doutorando em Educação pela UFPR. Mestre em Educação pela UFS (2017). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa - Pedagogia, Complexidade e Educação GEPEPECOE (CNPq). Membro do Projeto de pesquisa FALIBRAS - UFAL. Núcleo de Estudo, Extensão e Pesquisa em Inclusão Educacional e Tecnologia assistiva (NUPITA/UFS). Núcleo de Estudos e Pesquisas em Interiorização da Língua de Sinais (NEPILS). Endereço: Maceió-AL, Brasil.

Ricardo Antunes de Sá, UFPR

Licenciado em Pedagogia - UFPR (1988). Mestre em Educação - UFPR (1997). Doutor em Educação - UNICAMP (2007). Pós Doutor em Educação - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2018). Foi Coordenador Pedagógico da Escola Técnica da UFPR (1996 a 1997). Foi Vice-Coordenador e Coordenador do Curso de Pedagogia do Setor de Educação da UFPR (1997-1999). Estágio na Universidade Nacional de Educação a Distância UNED em Madrid (1999). Foi um dos fundadores do Núcleo de Educação a Distância (NEAD) da UFPR (1999). Foi coordenador do curso de Pedagogia Séries Iniciais do Ensino Fundamental na modalidade de Educação a Distância da UFPR (1999 a 2002). Foi diretor do Departamento de Difusão e Tecnologia da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba (2005 a 2006). Desenvolve estudos na área da formação e atuação de Professores e Pedagogos. Epistemologia da Pedagogia. Pensamento Complexo. Tecnologias e Mídias Digitais aplicadas à Educação. Educação a Distância (EaD). É membro do Grupo de Pesquisa de Formação Docente, Currículo e práticas pedagógicas: paradigmas contemporâneos. É membro do Grupo de Pesquisa Paradigma Educacionais e Formação de Professores - PUC-PR. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Pedagogia, Complexidade e Educação. É professor do Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação e do Mestrado Profissional da UFPR. É Coordenador do Programa de Pós Graduação: Teoria e Prática de Ensino pelo biênio 2019-2021. Foi reeleito para o biênio 2021-2023. Membro do Comitê Nacional do Centro de Estudos e Pesquisa - Edgar Morin. É Professor Associado IV do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná desde 1992.   

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Publicado

2022-10-26

Como Citar

ROLDÃO, F. D.; VITORINO, A. F.; SÁ, R. A. de. Narrar Histórias Sob o Pensar Complexo: compreender o humano, incluir e religar saberes. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 31, n. 68, p. 20–33, 2022. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n68.p20-33. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/14753. Acesso em: 22 dez. 2024.