Contribuições da Contação de Histórias em Libras Para a Educação de Surdos
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n68.p181-199Palavras-chave:
Contação de Histórias. Libras. Educação de Surdos.Resumo
Este estudo discute as contribuições da contação de histórias em Libras para a educação de surdos no Ensino Fundamental. Para tanto, explora o potencial de desenvolvimento cognitivo, linguístico e cultural-identitário proporcionado pela contação de histórias, por meio do suporte da Linguística Aplicada e dos Estudos Surdos aliados à seleção de três vídeos de contadores disponíveis em canais do YouTube, apresentando, ao fim, possibilidades didáticas para a sala de aula. Os resultados sugerem que ao imergirem em histórias contadas em língua de sinais, crianças surdas entram em contato com aspectos que permitem o desenvolvimento global, ainda que as intencionalidades por parte do professor contador das histórias não estejam postas.
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Atualizado em 15/07/2017