“Vitória, Vitória, Acabou a História!”

narrativas infantis em podcasts

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n68.p200-214

Palavras-chave:

narrativas, podcast, educação infantil, pesquisa narrativa

Resumo

Este artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa que versa sobre a produção de podcast por um grupo de crianças pequenas de uma unidade pública de educação infantil. A pesquisa aproxima os campos da narrativa, numa visão benjaminiana de intercâmbio de experiências, tecnologias digitais de produção de podcast e educação infantil. A metodologia usada foi a pesquisa qualitativa e experimental, de natureza narrativa, a partir da qual se propôs coletar contações de histórias de crianças, produzi-las em podcasts e coletivizar essas produções em plataformas online. A coleta dos dados ocorreu por meio de observação participante, registro em diário de campo e em gravações de rodas de conversa e de contações em podcast. O material coletado foi interpretado de acordo com a hermeneuta fragmentária de Walter Benjamin. Fundamentados nesse autor, os pesquisadores tomam a criança como sujeito produtor de narrativas de experiências comunicáveis, cuja origem reside na tensão dialética entre o microcosmo individual e o macrocosmo social. Os resultados iniciais indicam que a produção de podcasts por crianças da educação infantil ampliam o espaço narrativo e se tornam importantes meios de dar voz às suas experiências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Águida Bento Ferreira, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Especialista em Psicopedagogia. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.  Supervisora Escolar na Rede Municipal de Florianópolis. Participante do Grupo de Pesquisa Nexos: Teoria Crítica e Pesquisa Interdisciplinar -Sul.

Referências

ANDREWS, Molly; SQUIRE, Corinne; TAMBOUKOU, Maria. Doing narrative research. London: Second Edition, 2008.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BENJAMIN, W. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo: Duas Cidades; Editora 34, 2009.
BENJAMIN, W. O narrador. In: BENJAMIN, W. Obras Escolhidas I, Magia e Técnica: ensaios sobre literatura e história da cultura. Trad.: Sérgio Paulo Rouanet. 8.ed. São Paulo: Brasiliense, 2012.
BENJAMIN, W. Origem do drama trágico alemão. Trad. João Barrento. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.
GALZERANI, M. C. B. Imagens entrecruzadas de infância e de produção do conhecimento histórico em Walter Benjamin. In: FARIA, A. L. G. de; DEMARTINI, Zélia de Brito Fabri; PRADO, Patrícia Dias (orgs.). Por uma cultura da infância: metodologia de pesquisa com crianças. Campinas: Autores Associados, p.49-68, 2005.
GADAMER, H.-J. Verdade e método I. 14. ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2014.
GIRARDELLO, G. Crianças fazendo mídia na escola. In: ELEÁ, I. (Ed.). Agentes e vozes: um panorama da mídia-educação no Brasil, Portugal e Espanha. Gotemburg: The International Clearinghouse, p. 21-28, 2014.
GOOGLE PODCASTS. Disponível em: https://podcasts.google.com/feed/aHR0cHM6Ly9hbmNob3IuZm0vcy85OWQ4MTFlMC9wb2RjYXN0L3Jzcw?hl=pt-BR Acesos em: <01/06/2022>
MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (Des)Arquivar narrativas para construir histórias de vida ouvindo o chão da experiência. IN: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene; SOUZA, Eliseu Clementino de. Pesquisa Narrativa. Santa Maria: Editora UFSM, 2017. E-book. Não paginado.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. (Org.); DESLANDES, Sueli Ferreira; GOMES, Romeu. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 30.ed. Petrópolis, Rio de janeiro: Vozes, 2011.
MOEN, T. Reflections on the narrative research approach. In: HARRISON, B. (org.). Life story research. London: SAGE Publications, 2008.
PETRUCCI-ROSA, Maria Inês; RAMOS, Tacita Ansanello; CORREA, Bianca Rodrigues; ALMEIDA JR., Admir Soares de. Narrativas e mônadas: potencialidades para uma outra compreensão de currículo. Currículo Sem Fronteiras, v. 11, n. 1, pp. 198-217, Jan-Jun, 2011.
PPP. Núcleo de Educação Infantil x. Cidade, 2021.
RICOEUR, Paul. Tempo e Narrativa. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.
SILVA, Juliana Pereira da; BARBOSA, Silvia Neli Falcão; KRAMER, Sônia. Questões teórico-metodológicas da pesquisa com crianças. In: CRUZ, S.H. A criança fala: a escuta de crianças em pesquisas. São Paulo: Cortez, p.79-101, 2008.
SPERB, Tânia Mara. Diálogo interdisciplinar: tensões e convergências. In: MÜLLER, Fernanda; CARVALHO, Ana Maria Almeida. (org) Teoria e Prática com crianças: diálogos com William Corsaro. São Paulo: Cortez, p.71-79, 2009.
SPOTFY. Disponível em: https://open.spotify.com/show/69XNzdxO830pI4H5OEJtQX. Acesso em: <22/05/2022>
AUTOR. O voo da fênix: narrativas de travessias de identidade de egressas da Educação a Distância. Florianópolis: UDESC, 2019.
VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

Arquivos adicionais

Publicado

2022-10-26

Como Citar

FERREIRA, L. Águida B.; VENTURA, L. “Vitória, Vitória, Acabou a História!”: narrativas infantis em podcasts. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 31, n. 68, p. 200–214, 2022. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n68.p200-214. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/14663. Acesso em: 21 nov. 2024.