“Vitória, Vitória, Acabou a História!”

narrativas infantis em podcasts

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n68.p200-214

Palavras-chave:

narrativas, podcast, educação infantil, pesquisa narrativa

Resumo

Este artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa que versa sobre a produção de podcast por um grupo de crianças pequenas de uma unidade pública de educação infantil. A pesquisa aproxima os campos da narrativa, numa visão benjaminiana de intercâmbio de experiências, tecnologias digitais de produção de podcast e educação infantil. A metodologia usada foi a pesquisa qualitativa e experimental, de natureza narrativa, a partir da qual se propôs coletar contações de histórias de crianças, produzi-las em podcasts e coletivizar essas produções em plataformas online. A coleta dos dados ocorreu por meio de observação participante, registro em diário de campo e em gravações de rodas de conversa e de contações em podcast. O material coletado foi interpretado de acordo com a hermeneuta fragmentária de Walter Benjamin. Fundamentados nesse autor, os pesquisadores tomam a criança como sujeito produtor de narrativas de experiências comunicáveis, cuja origem reside na tensão dialética entre o microcosmo individual e o macrocosmo social. Os resultados iniciais indicam que a produção de podcasts por crianças da educação infantil ampliam o espaço narrativo e se tornam importantes meios de dar voz às suas experiências.

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Biografia do Autor

Letícia Águida Bento Ferreira, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Especialista em Psicopedagogia. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.  Supervisora Escolar na Rede Municipal de Florianópolis. Participante do Grupo de Pesquisa Nexos: Teoria Crítica e Pesquisa Interdisciplinar -Sul.

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Arquivos adicionais

Publicado

2022-10-26

Como Citar

FERREIRA, L. Águida B.; VENTURA, L. “Vitória, Vitória, Acabou a História!”: narrativas infantis em podcasts. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 31, n. 68, p. 200–214, 2022. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n68.p200-214. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/14663. Acesso em: 5 nov. 2024.