Mitos Sobre Bullying
o que diz a ciência?
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n69.p187-201Palavras-chave:
Ciência, Bullying, MitosResumo
Desde o século XIX, o bullying tem sido estudado em todo o mundo e, com o passar do tempo, sua nomenclatura e definições foram sofrendo modificações. Trata-se de um fenômeno social complexo, caracterizado por agressões intencionais e repetitivas, praticadas por uma pessoa ou um grupo contra uma ou mais vítimas sem condições de defesa. Ao mesmo tempo em que a comunidade científica tem se dedicado a estudar o bullying, há, no senso comum, muitos mitos que o minimizam e, por vezes, impedem a adoção de medidas para preveni-los. Assim, este ensaio teórico tem por objetivo analisar mitos em torno do fenômeno bullying, discutindo-os com base em estudos científicos sobre a temática. Reforça-se a necessidade de se implementar programas antibullying em todas as escolas, com investimento e interesse do poder público e da sociedade. Conclui-se que os mitos apenas reforçam estereótipos e impedem a adoção de medidas eficazes de prevenção.
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Atualizado em 15/07/2017