Práticas Pedagógicas na Educação de Jovens e Adultos Potiguara da Paraíba
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n67.p55-74Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos ; Educação Escolar Indígena; Práticas pedagógicasResumo
O presente artigo, recorte de pesquisa realizada em nível de doutorado em Educação, objetivou conhecer as práticas pedagógicas dos professores da etnia Potiguara que atuam na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no estado da Paraíba, e como estas contribuem no fortalecimento da cultura indígena. De abordagem qualitativa, foram utilizadas as seguintes técnicas: entrevistas semiestruturadas e utilização do diário de campo. Os dados gerados foram trabalhados com base na Análise Crítica do Discurso de Fairclough (2016). Constatamos que a educação contextualizada, o protagonismo indígena, a participação, a criticidade, a organização e o diálogo são elementos presentes e potentes nas práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores indígenas nos territórios Potiguara.
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Atualizado em 15/07/2017