Práticas Pedagógicas na Educação de Jovens e Adultos Potiguara da Paraíba

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n67.p55-74

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos ; Educação Escolar Indígena; Práticas pedagógicas

Resumo

O presente artigo, recorte de pesquisa realizada em nível de doutorado em Educação, objetivou conhecer as práticas pedagógicas dos professores da etnia Potiguara que atuam na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no estado da Paraíba, e como estas contribuem no fortalecimento da cultura indígena. De abordagem qualitativa, foram utilizadas as seguintes técnicas: entrevistas semiestruturadas e utilização do diário de campo. Os dados gerados foram trabalhados com base na Análise Crítica do Discurso de Fairclough (2016). Constatamos que a educação contextualizada, o protagonismo indígena, a participação, a criticidade, a organização e o diálogo são elementos presentes e potentes nas práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores indígenas nos territórios Potiguara.

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Biografia do Autor

Maria Alda Tranquelino da Silva, Prefeitura Municipal de Cabedelo/Secretaria de Municipal de Educação

Doutora em Educação. Professora das redes de educação dos municípios de Cabedelo e Capim, Paraíba. Possui experiência na área da Educação Infantil, Formação de professores e na Educação de Jovens e Adultos.

Eduardo Jorge Lopes da Silva, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Professor. Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Lotado no Departamento de Fundamentação da Educação/Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba.

Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE UFPB), linha de pesquisa Processos de Ensino-Aprendizagem. Possui experiência na área de Educação/Educação de Jovens e Adultos (EJA): formação inicial e permanente de professores, seja em movimentos sociais, espaços formais e não formais de educação; Sujeitos e Diversidade (Camponês, LGBTs, indígenas e pessoas com deficiências, em suma: com os EXCLUÍDOS). Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas de Práticas Educativas na Educação de Jovens e Adultos GEPPEEJA. Investigador convidado do CEAD - Centro de Investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária, situada na Universidade de Algarve, Faro, Portugal. <https://cead.ualg.pt/site/investigadores-convidados/>

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Arquivos adicionais

Publicado

2022-08-16

Como Citar

SILVA, M. A. T. da .; SILVA, E. J. L. da . Práticas Pedagógicas na Educação de Jovens e Adultos Potiguara da Paraíba. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 31, n. 67, p. 55–74, 2022. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n67.p55-74. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/14010. Acesso em: 19 nov. 2024.