Notas de uma metodologia contracolonial teórico-brincante
encontros de educadores a "qual' distância?
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n66.p173-190Palavras-chave:
Palavras-chave: metodologia contracolonial teórico-brincante, formação de professores, crianças e naturezaResumo
Este texto compartilha resultados de pesquisa de produção de práticas ecológicas, populares e libertárias, na formação continuada de educadoras/es de escolas do campo e da cidade, assim como de territórios originários e tradicionais brasileiros, cunhadas nos contextos de projetos coletivos de extensão de um grupo de pesquisa de uma universidade federal do Rio de Janeiro. Nosso objetivo é apresentar os princípios que inspiram e corporificam uma metodologia contracolonial teórico-brincante. Para isso, fazemos um recorte de um Curso de extensão produzido e promovido pelo nosso grupo de pesquisa em 2021. Como recurso metodológico de análise, optamos por uma cartografia que traça fios de palavras, imagens, gestos e conceitos expressos pelos educadores, entrelaçando-os com os rituais e vivências concebidos nos encontros durante o curso. Observamos que, mesmo a longa distância, o direito à natureza nos conecta, nos une e amplia nosso compromisso com as infâncias e com a natureza.
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Atualizado em 15/07/2017