Notas de uma metodologia contracolonial teórico-brincante

encontros de educadores a "qual' distância?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n66.p173-190

Palavras-chave:

Palavras-chave: metodologia contracolonial teórico-brincante, formação de professores, crianças e natureza

Resumo

Este texto compartilha resultados de pesquisa de produção de práticas ecológicas, populares e libertárias, na formação continuada de educadoras/es de escolas do campo e da cidade, assim como de territórios originários e tradicionais brasileiros, cunhadas nos contextos de projetos coletivos de extensão de um grupo de pesquisa de uma universidade federal do Rio de Janeiro. Nosso objetivo é apresentar os princípios que inspiram e corporificam uma metodologia contracolonial teórico-brincante. Para isso, fazemos um recorte de um Curso de extensão produzido e promovido pelo nosso grupo de pesquisa em 2021. Como recurso metodológico de análise, optamos por uma cartografia que traça fios de palavras, imagens, gestos e conceitos expressos pelos educadores, entrelaçando-os com os rituais e vivências concebidos nos encontros durante o curso. Observamos que, mesmo a longa distância, o direito à natureza nos conecta, nos une e amplia nosso compromisso com as infâncias e com a natureza.

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Biografia do Autor

Tatiana de Freitas Ordonhes de Mello, Colégio Pedro II

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001). Especialista em Educação Infantil pela Puc-Rio e Mestre em Educação Brasileira pela Puc-Rio. Experiência em regência de turma e coordenação pedagógica na Rede Privada e Pública do Município do Rio de Janeiro. Em 2012 e 2013 compôs a Gerência de Educação Infantil da Secretaria Municipal do Rio de Janeiro, atuando na formação de professoras e compôs a equipe da Creche Municipal Estácio de Sá, atuando como professora articuladora (coordenação pedagógica em sala de aula) e organizando as ações dos estagiários. Em Novembro de 2013, passou a atuar como professora de Educação Infantil no Colégio Pedro II.

Lea Velocina Tiriba, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Professora Associada à Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), atuando na Graduação (Escola de Educação) e no Programa de Pós-Graduação em Educação desta mesma Universidade (Mestrado/PPGEdu/UNIRIO). Graduada em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ (1974), mestre em Educação pela Fundação Getúlio Vargas/RJ (1988), doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/PUC-Rio(2005); pós doutora em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc/Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/UFFRJ). Coordenadora-lider do Grupo de Pesquisa "Infâncias, Tradições Ancestrais e Cultura Ambiental (GiTaKa) e do Núcleo Infâncias, Natureza e Artes/NiNA/UNIRIO. Educadora-ambientalista, atua no campo da Educação Infantil, em interface com a Educação Ambiental e a Educação Popular. Tem como foco os desafios da produção de metodologias de formação decoloniais-teórico-brincantes, que articulam processos de apropriação teórica, proximidade da natureza, empoderamento político, vivências corporais e estéticas. Membro do Movimento Articulação Infâncias, da Rede Brasileira de Educação Ambiental/REBEA, do Fórum Permanente de Educação Infantil/RJe do MIEIB. Coordenadora da Associação de Educadores da América Latina e do Caribe. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9508-5980

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Publicado

2022-05-28

Como Citar

CAVALIERI, L.; MELLO, T. de F. O. de; TIRIBA, L. . V. Notas de uma metodologia contracolonial teórico-brincante: encontros de educadores a "qual’ distância?. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 31, n. 66, p. 173–190, 2022. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n66.p173-190. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/13478. Acesso em: 26 dez. 2024.