La literacidad digital en tiempos de incertidumbre
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n66.p103-115Palavras-chave:
narrativa, literacidade crítica, trabalho colaborativo, pedagogia por projetos, democraciaResumo
Narro, aqui, a experiência coletiva de um trabalho de intervenção e investigação em educação que se desenvolve a partir das condições de pandemia vividas no mundo. É um trabalho colaborativo entre nós, maestros e maestras do estado de Oaxaca, México sobre uma proposta de formação docente a partir da educação digital já que os tempos de isolamento nos tem obrigado a um confinamento mas, neste contexto, a oportunidade de um trabalho colaborativo. No coletivo da Rede Leo temos como foco a documentação da experiência que desenvolvemos junto com maestros e maestras através da pedagogia por projetos, onde a leitura e escrita se realizam a partir de um enfoque de literacidade digital crítica, experiência coletiva a partir de uma visão alternativa decolonial.
Downloads
Referências
CASSANY, D. Prácticas lectoras democratizadoras. Didáctica de la lengua y de la literatura, Barcelona: Universidad de Pompeu, 2011. 29-40 p.
CASSANY, D. Tras las líneas. Sobre la lectura contemporánea. Barcelona: Anagrama, 2006.
CASSANY, D. Investigaciones y propuestas sobre literacidad actual: multiliteracidad, internet y criticidad. Leer y escribir en un mundo cambiante. Chile: Cátedra UNESCO para la lectura y escritura. Congreso llevado a cabo en Concepción, 2005.
HERNÁNDEZ, G. De los nuevos estudios de literacidad a las perspectivas decoloniales en la investigación sobre literacidad. Íkala, Revista de Lenguaje y Cultura, Medellín, v. 24, n. 2, 2019. 363-386 p.
LOMAS, C. Lo lingüístico es político. La enseñanza de la lengua y ética de la comunicación. Madrid: Cuadernos de pedagogía, 2016. 56-61 p.
PLÁ, S. Apología por la escuela. Perfiles Educativos. México: IISUE/UNAM, v. XLII, n. 170, 2020. 5-13 p.
RICOEUR, P. La memoria, la historia, el olvido. Madrid: Trotta, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017