La literacidad digital en tiempos de incertidumbre

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n66.p103-115

Palavras-chave:

narrativa, literacidade crítica, trabalho colaborativo, pedagogia por projetos, democracia

Resumo

Narro, aqui, a experiência coletiva de um trabalho de intervenção e investigação em educação que se desenvolve a partir das condições de pandemia vividas no mundo. É um trabalho colaborativo entre nós, maestros e maestras do estado de Oaxaca, México sobre uma proposta de formação docente a partir da educação digital já que os tempos de isolamento nos tem obrigado a um confinamento mas, neste contexto, a oportunidade de um trabalho colaborativo. No coletivo da Rede Leo temos como foco a documentação da experiência que desenvolvemos junto com maestros e maestras através da pedagogia por projetos, onde a leitura e escrita se realizam a partir de um enfoque de literacidade digital crítica, experiência coletiva a partir de uma visão alternativa decolonial.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARKLEY, E. et al. Técnicas de aprendizaje colaborativo. Madrid: Morata, 2007.
CASSANY, D. Prácticas lectoras democratizadoras. Didáctica de la lengua y de la literatura, Barcelona: Universidad de Pompeu, 2011. 29-40 p.
CASSANY, D. Tras las líneas. Sobre la lectura contemporánea. Barcelona: Anagrama, 2006.
CASSANY, D. Investigaciones y propuestas sobre literacidad actual: multiliteracidad, internet y criticidad. Leer y escribir en un mundo cambiante. Chile: Cátedra UNESCO para la lectura y escritura. Congreso llevado a cabo en Concepción, 2005.
HERNÁNDEZ, G. De los nuevos estudios de literacidad a las perspectivas decoloniales en la investigación sobre literacidad. Íkala, Revista de Lenguaje y Cultura, Medellín, v. 24, n. 2, 2019. 363-386 p.
LOMAS, C. Lo lingüístico es político. La enseñanza de la lengua y ética de la comunicación. Madrid: Cuadernos de pedagogía, 2016. 56-61 p.
PLÁ, S. Apología por la escuela. Perfiles Educativos. México: IISUE/UNAM, v. XLII, n. 170, 2020. 5-13 p.
RICOEUR, P. La memoria, la historia, el olvido. Madrid: Trotta, 2010.

Publicado

2022-05-28

Como Citar

OCHOA, R. I. P. La literacidad digital en tiempos de incertidumbre. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 31, n. 66, p. 103–115, 2022. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n66.p103-115. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/13477. Acesso em: 26 dez. 2024.