Entre redes e coletivos docentes latino-americanos:

tecituras em experiências formativas

Palavras-chave: Formação docente; Redes; Movimentos de professores

Resumo

Este artigo tem como foco experiências entre redes e coletivos docentes latino-americanos, no contexto da pandemia provocada pelo vírus Sars-Cov-19, tomadas como movimentos de investigaçãoformação. A partir da trajetória da Rede de Docentes que Narram sobre Infância, Alfabetização, Leitura e Escrita (REDEALE) e do desejo de pensarfazer a formação e a educação entre pares latino-americanos, destacamos dois movimentos dialógicos vivenciados no ano de 2020: o “Projeto Memórias da Quarentena: Diálogos entre Brasil e Peru e a participação na Red Cómplices Pedagógica de Educadores Latinoamericanos. Referenciadas em uma perspectiva qualitativa e dialógica, a reflexão sobre tais experiências nos possibilitou reafirmar a importância do diálogo entre redes como uma experiência instituinte; a indissociabilidade das dimensões pedagógicas e política dos processos educativos; e a importância do movimento coletivo de luta latino-americano pela educação como prática de liberdade e humanização.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mairce da Silva Araújo, UERJ

Professora Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Procientista, Docente permanente do Programa de Pós-Graduação Processos Formativos e Desigualdades Sociais, Lider do Grupo de Pesquisa Vozes da Educação: Memórias, histórias e formação docente, Coordenadora dos Grupos de Pesquisa: Alfabetização, Memória, Formação docente e Relações Etnicorraciais (ALMEFRE) e Rede de Docentes que Narram sobre Infância, Alfabetização, Leitura e Escrita (REDEALE), Membra do Comitê científico do GT 13 da Anped. Interesse de pesquisa articulado à formação de professores alfabetizadores, cotidiano escolar, pesquisa narrativa e questões etnicorraciais

Regina Aparecida Correia Trindade, UERJ/FFP - UFRJ

Doutoranda em Educação pela Faculdade de Formação de Professores/Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP UERJ) e Técnica em Assuntos Educacionais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Danusa Tederiche Borges de Faria, UERJ/FFP

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Faculdade de Formação de Professores/Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP UERJ) Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Faculdade de Formação de Professores/Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP UERJ)

Referências

Grupo de Pesquisa Alfabetização, Memória, Formação Docente e Relações Etnicorraciais - ALMEFRE
Rede de Docentes que Narram sobre Infância, Alfabetização, Leitura e Escrita – REDEALE
Publicado
2022-05-28
Métricas
  • Visualizações do Artigo 124
  • pdf downloads: 0
Como Citar
ARAÚJO, M. DA S.; TRINDADE, R. A. C.; FARIA, D. T. B. DE. Entre redes e coletivos docentes latino-americanos:: tecituras em experiências formativas. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, v. 31, n. 66, p. 31-46, 28 maio 2022.