Pesquisa Colaborativa
contributo a partir de um trabalho com imigrantes na Cidade de Coimbra
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2015.v24.n44.p223-231Palavras-chave:
Pesquisa colaborativa, Participação, Imigração, PortugalResumo
O texto discorre sobre a pesquisa colaborativa revisitando a genealogia dos trabalhos que nas ciências sociais e humanidades contribuíram para a sua definição. São analisados, em particular, os contributos dos autores de referência no desenvolvimento das formas de investigação participadas e de colaboração. No final é brevemente apresentado um projeto desenvolvido com imigrantes no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, baseado na realização de oficinas biográficas/rodas de histórias com participantes de dez nacionalidades diferentes, vários níveis de formação escolar, diversas religiões, homens e mulheres de diversas gerações.
Downloads
Referências
BAIRON, S.; LAZANEO, C. Produção partilhada do conhecimento: do filme à hipermédia. CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 35., 2012, Fortaleza. Anais... Fortaleza, 2012.
BOAL, Augusto. Teatro do oprimido e outras poéticas políticas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1975.
BOUMAN, Ole. Unsolicited, or: the new autonomy of architecture. Archis, n. 4, 2007.
CARR, Wilfred. Education, democracy and action research. Paper at the Collaborative Action Research Network (CARN) conference in Tromsø, North Norway, 7th – 9th November 2013.
CHEVALIER, J.; BUCKLES, Daniel J. Participatory action research, theory and methods for engaged inquiry. London, UK: Routledge, 2013.
DEWEY, John. Experience and education. Indiana, USA: Kappa Delta, 1938.
FERREIRA DE ALMEIDA, José. Em defesa da investigação-acção. Sociologia: Problemas e Práticas, n. 37, p. 175-176, 2001.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 27. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
JASANOFF, Sheila. Science and citizenship. Science and Public Policy, n. 31, p. 90-94, 2004a.
______. States of knowledge: the co-production of science and social order. London, UK: Routledge, 2004b.
LECHNER, Elsa. Oficinas de trabalho biográfica: pesquisa, pedagogia e ecologia de saberes. Revista Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 37, n. 1, p. 71-87, 2012.
LECHNER, Elsa.; PROVIDENCIA, Paulo; ALLEGRETTI, Giovanni. Apresentação e programa do Curso de Verão. Espaços e transições: partilhando biografias e projectos na reinvenção do Centro Comercial Avenida. Coimbra, PT: CES, 2014. Disponível em: <http://www.ces.uc.pt/eventos/index.php?id=8903&id_lingua=1>. Acesso em: 27 jan. 2014.
LEWIN, Kurt. Action research and minority problems. Journal of Sociological Issues, v. 2, n. 4, p. 34-46, 1946.
TEMPLE, Dominique. Teoría de la reciprocidad. La Paz: PADEP/ GTZ, 2003.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017