Analítica da aprendizagem aplicada à formação do pedagogo a distância na área da Gestão Escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p338-354

Palavras-chave:

Analítica da Aprendizagem, Formação de Professores, Educação a Distância, Gestão Escolar

Resumo

A analítica da aprendizagem (learning analytics) é um campo de pesquisa ainda em estágio inicial na América Latina, inclusive no Brasil. Este artigo objetiva estabelecer um modelo preditivo, com base na analítica da aprendizagem, que auxilie no acompanhamento do desempenho dos alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia na modalidade de educação a distância, de uma universidade localizada no Estado do Ceará (Brasil) e participante do Sistema UAB, no tocante à formação na área de gestão escolar. Adotou-se o método estatístico, mediante a aplicação da técnica de regressão logística multinomial a categorias de ações realizadas no Moodle por 274 estudantes em duas disciplinas da área de gestão escolar, distribuídos em sete polos. Os resultados evidenciaram categorias de ações que interferem diretamente no desempenho do estudante, seja para ser aprovado, reprovado por nota ou por falta, revelando a necessidade de mudanças no design do curso.

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Biografia do Autor

Marluce Torquato Lima Gonçalves, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora do Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região dos Inhamuns (CECITEC) da Universidade Estadual do Ceará. Vice-coordenadora do grupo de pesquisa Laboratório de Analítica, Tecnologia Educacional e Software Livre (LATES).

João Batista Carvalho Nunes, Universidade Estadual do Ceará

Doutor em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidad de Santiago de Compostela (Espanha). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Coordenador do grupo de pesquisa Laboratório de Analítica, Tecnologia Educacional e Software Livre (LATES). Pesquisador com bolsa de produtividade em pesquisa (PQ) do CNPq. Fortaleza, Ceará, Brasil. E-mail: joao.nunes@uece.br.

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Arquivos adicionais

Publicado

2022-02-15

Como Citar

GONÇALVES, M. T. L.; NUNES, J. B. C. Analítica da aprendizagem aplicada à formação do pedagogo a distância na área da Gestão Escolar. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 31, n. 65, p. 338–354, 2022. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p338-354. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/11780. Acesso em: 26 maio. 2024.