Do ensino remoto emergencial ao HyFlex:

um possível caminho para a Educação OnLIFE?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p138-155

Palavras-chave:

Ensino Remoto Emergencial, Modelo Hybrid Flex, Educação Híbrida, Educação OnLIFE

Resumo

O Ensino Remoto Emergencial, as Aulas Simultâneas e o Modelo HyFlex representam opções pedagógicas construídas durante a pandemia do COVID-19. Estas propostas situam-se ao nível da solução de problemas, cuja resolução emerge da atenção à vida pragmática, o que implica criatividade. Nesse movimento, um novo nível de atenção é necessário, uma atenção suplementar, o que contribui para a invenção de problemas e onde se potencia a Educação Híbrida e emerge a Educação OnLIFE. O objetivo  deste  artigo,  de  natureza  eminentemente  teórica, último da trilogia "Paradigma de Educação OnLIFE" é discutir as principais abordagens educacionais desenvolvidas em tempos de pandemia e a emersão de um paradigma educacional onde não exista distinção entre offline e online e onde as tecnologias digitais e as redes não sejam encaradas como ferramentas, mas como forças ambientais que afetam a nossa auto-conceção, as nossas interações e como ensinamos e aprendemos.

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Biografia do Autor

Eliane Schlemmer, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Doutora em Informática na Educação e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Bacharel em Informática pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Atualmente, é professora-pesquisadora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação na UNISINOS (nota 7 na CAPES). Consultora na área de Educação Digital, Educação Online e Educação Corporativa. É líder do Grupo de Pesquisa Educação Digital - GPe-dU UNISINOS/CNPq, desde 2004.

José António Marques Moreira, Universidade Aberta

Doutor em Ciências Sociais/Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra (2009). Professor Associado no Departamento de Educação e Ensino a Distância, Universidade Aberta-Portugal. Coordenador Científico da Unidade Móvel de Investigação em Estudos do Local (ELO) da Universidade Aberta e Investigador Integrado no Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20), Grupo de Políticas e Organizações Educativas e Dinâmicas Educacionais da Universidade de Coimbra. Coordenador Executivo da Unidade de Desenvolvimento dos Centros Locais de Aprendizagem (UMCLA) da Universidade Aberta.

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Arquivos adicionais

Publicado

2022-02-15

Como Citar

SCHLEMMER, E. .; MOREIRA, J. A. M. Do ensino remoto emergencial ao HyFlex:: um possível caminho para a Educação OnLIFE?. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 31, n. 65, p. 138–155, 2022. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p138-155. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/11767. Acesso em: 8 out. 2024.