Do ensino remoto emergencial ao HyFlex:
um possível caminho para a Educação OnLIFE?
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p138-155Palavras-chave:
Ensino Remoto Emergencial, Modelo Hybrid Flex, Educação Híbrida, Educação OnLIFEResumo
O Ensino Remoto Emergencial, as Aulas Simultâneas e o Modelo HyFlex representam opções pedagógicas construídas durante a pandemia do COVID-19. Estas propostas situam-se ao nível da solução de problemas, cuja resolução emerge da atenção à vida pragmática, o que implica criatividade. Nesse movimento, um novo nível de atenção é necessário, uma atenção suplementar, o que contribui para a invenção de problemas e onde se potencia a Educação Híbrida e emerge a Educação OnLIFE. O objetivo deste artigo, de natureza eminentemente teórica, último da trilogia "Paradigma de Educação OnLIFE" é discutir as principais abordagens educacionais desenvolvidas em tempos de pandemia e a emersão de um paradigma educacional onde não exista distinção entre offline e online e onde as tecnologias digitais e as redes não sejam encaradas como ferramentas, mas como forças ambientais que afetam a nossa auto-conceção, as nossas interações e como ensinamos e aprendemos.
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Atualizado em 15/07/2017