GAMIFICAÇÃO EM ESPAÇOS DE CONVIVÊNCIA HÍBRIDOS E MULTIMODAIS: DESIGN E COGNIÇÃO EM DISCUSSÃO

Autores

  • Eliane Schlemmer Universidade do Vale do Rio dos Sinos -UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p73-89

Palavras-chave:

Gamificação, Espaços de convivência híbridos e multimodais, Design, Cognição, Docência

Resumo

O artigo emerge da pesquisa Gamificação em Espaços de Convivência Híbridos e Multimodais: uma Experiência no Ensino Superior1e objetiva compreender e discutir a relação design-cognição na docência, num contexto de configuração de Espaços de Convivência Híbridos e Multimodais, na perspectiva da Gamificação. A pesquisa, de natureza exploratória e abordagem qualitativa, usa como metodologia Design Research e cartogra-fia, e como instrumentos: observação, registros fotográficos digitais, registros em filmadoras digitais, registros em áudio digital e registros escritos. Para a análise dos dados utiliza a análise textual discursiva. Os principais resultados evidenciam que a relação design-cognição na docência ocorre na medida em que o docente está sujeito construtor ativo do design da experiência, sendo fundamental para que atribua sentidos
a uma prática inovadora, por “estar na situação” e, portanto, poder falar “de dentro”, a partir do seu processo de aprendi-zagem. Assim, como conclusão é possível dizer que a relação design-cognição na docência, principalmente vinculada à configuração de Espaços de Convivência Híbridos e Multimodais na perspectiva da Gamificação, ocorre na medida em que o docente configura, juntamente com os discentes, esses espaços de convivência, em que o outro é reconhecido como legítimo na interação e, portanto, alguém com quem se pode aprender.

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Biografia do Autor

Eliane Schlemmer, Universidade do Vale do Rio dos Sinos -UNISINOS

Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora-Pesquisadora Titular
do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

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Como Citar

SCHLEMMER, E. GAMIFICAÇÃO EM ESPAÇOS DE CONVIVÊNCIA HÍBRIDOS E MULTIMODAIS: DESIGN E COGNIÇÃO EM DISCUSSÃO. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 23, n. 42, p. 73–89, 2014. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p73-89. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1029. Acesso em: 21 nov. 2024.