A Inclusão Educacional dos povos indígenas pelo Ensino Superior a Distância
a contribuição da tecnologia para a democratização da Educação
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n64.p141-157Palavras-chave:
Tecnologias, Inclusão, Inovação, Políticas, Ensino SuperiorResumo
O artigo visa compreender como a modalidade a distância democratiza o acesso e a permanência dos alunos indígenas no ensino superior por meio das políticas públicas e de ação afirmativa nos cursos a distância na Universidade Estadual de Maringá (UEM). O objeto de estudo é dividido em três eixos: o Sistema Universidade Aberta do Brasil, as políticas de ação afirmativa dos povos indígenas no Paraná e a modalidade a distância da UEM. O estudo de caso foi realizado com os tutores da universidade e os dados foram apreciados a partir das contribuições da análise do discurso de Bakhtin (2011). O resultado destaca que a junção dessas políticas públicas associadas à oferta inovadora e pioneira de vagas específicas na modalidade a distância pela UEM, que tem como base o uso das tecnologias, tem assegurado o direito à educação para os povos indígenas, à inclusão e à democratização do ensino superior público. As políticas foram analisadas a partir do ciclo de políticas de Ball, Bowe e Gold (1992).
Palavras-chave: Tecnologias; Inclusão; Inovação; Políticas; Ensino Superior.
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Atualizado em 15/07/2017