A Educação Infantil diante dos riscos da COVID-19
dilemas e desafios educacionais para bebês e crianças pequenas
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p59-74Palavras-chave:
Educação Infantil;, atividade não presencial;, pandemia COVID-19;, educação das infâncias no Brasil.Resumo
Desde o início 2020, o mundo tem passado por demandas emergenciais devido à disseminação do novo coronavírus, o que exigiu medidas diversas, como implantação de isolamento social e suspensão de atendimento presencial nas escolas. Diante disso, muito se tem visto e discutido a respeito da educação infantil, sendo preocupante a adoção de práticas escolarizantes, preparatórias e, muitas vezes, excludentes, por meio de propostas de atividades não presenciais. O estudo caracteriza-se como estudo de caso e objetiva discutir e analisar ações e documentos de um programa educacional municipal implementado no contexto de pandemia, abordando dilemas e desafios, assim como possibilidades de trabalho. Considera-se que os recursos tecnológicos e digitais podem se configurar como ferramentas potentes de apoio, comunicação, diálogo e estreitamento de vínculos entre os diferentes sujeitos envolvidos na educação e cuidado de bebês e crianças pequenas, no entanto, é preciso atenção, intencionalidade e reconhecimento das limitações, de modo a não aprofundar as desigualdades educacionais e retroceder nas conquistas de direitos e modos de fazer a educação na infância.
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Atualizado em 15/07/2017