A Educação Infantil diante dos riscos da COVID-19

dilemas e desafios educacionais para bebês e crianças pequenas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p59-74

Palavras-chave:

Educação Infantil;, atividade não presencial;, pandemia COVID-19;, educação das infâncias no Brasil.

Resumo

Desde o início 2020, o mundo tem passado por demandas emergenciais devido à disseminação do novo coronavírus, o que exigiu medidas diversas, como implantação de isolamento social e suspensão de atendimento presencial nas escolas. Diante disso, muito se tem visto e discutido a respeito da educação infantil, sendo preocupante a adoção de práticas escolarizantes, preparatórias e, muitas vezes, excludentes, por meio de propostas de atividades não presenciais. O estudo caracteriza-se como estudo de caso e objetiva discutir e analisar ações e documentos de um programa educacional municipal implementado no contexto de pandemia, abordando dilemas e desafios, assim como possibilidades de trabalho. Considera-se que os recursos tecnológicos e digitais podem se configurar como ferramentas potentes de apoio, comunicação, diálogo e estreitamento de vínculos entre os diferentes sujeitos envolvidos na educação e cuidado de bebês e crianças pequenas, no entanto, é preciso atenção, intencionalidade e reconhecimento das limitações, de modo a não aprofundar as desigualdades educacionais e retroceder nas conquistas de direitos e modos de fazer a educação na infância.

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Biografia do Autor

Raiza Fernandes Bessa de Oliveira, Universidade Federal de São Carlos

Mestre em Ensino e Processos Fomativos pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP/IBILCE). Doutoranda em acordo de Duplo Diploma (co-tutela) no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), linha de pesquisa Educação Escolar: Teorias e Práticas, e Corso di Dottorato in Teoria e Ricerca Educativa e Sociale dellUniversità degli Studi Roma Ter (RomaTre). Membro Cfei - Centro de Pesquisa da Criança e de Formação de Educadores da Infância. Professora de Educação Infantil na rede pública municipal de educação. Professora formadora de professores de Educação Infantil.

Aline Sommerhalder, Universidade Federal de São Carlos

Pós-doutora pela Università Degli Studi Roma Tre (UniRoma Tre) - Dipartimento di Scienze della Formazione (Itália). Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE /UFSCar), Linha de Pesquisa: Educação Escolar: teorias e práticas. Coordenadora do Cfei - Centro de Pesquisa da Criança e de Formação de Educadores da Infância. Professora Associada do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da Universidade Federal de São Carlos.

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Arquivos adicionais

Publicado

2022-02-15

Como Citar

OLIVEIRA, R. F. B. de; SOMMERHALDER, A. A Educação Infantil diante dos riscos da COVID-19: dilemas e desafios educacionais para bebês e crianças pequenas. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 31, n. 65, p. 59–74, 2022. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p59-74. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/11426. Acesso em: 3 dez. 2024.