O uso pedagógico das tecnologias digitais:
do currículo à formação de professores em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p174-187Palavras-chave:
Tecnologias Digitais, Ensino Remoto, Formação do Professor, Prática PedagógicaResumo
O presente artigo reflete como as Tecnologias Digitais (TD) podem contribuir para ressignificar o fazer docente em contextos de ensino e aprendizagem, pois, ao mesmo tempo em que causam expectativas por representar o “novo”, em contrapartida, provocam muitas tensões em relação à prática educativa, no que tange, especialmente, às formas de apropriação e implementação por parte do professor individualmente ou pela assunção de um projeto coletivo. Com as repentinas mudanças provocadas na educação pela Pandemia da COVID-19, a necessidade da utilização das TD, a fim de que as aulas prosseguissem, tornou-se imperativa, da educação básica ao ensino superior. A análise empreendida está suportada na pesquisa de natureza bibliográfica. Como resultados apontamos que a apropriação pedagógica das tecnologias digitais se impõe como um dos desafios à ação docente, especialmente com o ensino remoto, bem como, exige a aprendizagem e o desenvolvimento de habilidades cognitivas e operacionais imprescindíveis para o melhor aproveitamento das tecnologias em função, particularmente, da formação dos estudantes.
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Atualizado em 15/07/2017