Considerando os Quilombos Editoriais, é possível falar em "ilustração afro-brasileira"?
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n62.p135-151Palavras-chave:
Ilustração literária, Quilombos editoriais, Heteroidentificação, AcervoResumo
Este artigo apresenta excertos da pesquisa em andamento que visa construir uma discussão sobre a ilustração na produção editorial entendida como literatura afro-brasileira (livro). A partir do questionamento de Imaginário, Literatura, Educação e Artes Visuais, principalmente, indagamos sobre a classificação de ilustrações afro-brasileiras no acervo dos Quilombos Editoriais (RODRIGUES e OLIVEIRA, 2017). Tomamos como fundamentação teórica inicial, a fim de construir argumentos para interpelar a ilustração e, também, a ação do artista ao fazê-lo, o conceito de identidades (HALL, 2001), entre-lugares e performatividade (BHABHA, 1998), imaginário (CASTORIADIS, 1982), memória (TEDESCO, 2014), Arte Afro-brasileira (CONDURU, 2007), acervos como arquivos violados (MELENDI, 2015), análise de imagens compreendendo a técnica, composição, poética e as possibilidades de fruição a partir dos discursos visual, político e do imaginário do artista (BLEIKER, 2005). Tendo como objetivo a identificação e verificação das ilustrações nas principais publicações do acervo das editoras selecionadas.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Tatyane de Andrade. Leituras do livro infantil ilustrado: a mediação inerente à livros premiados pela FNLIJ na categoria Criança. Belo Horizonte: UFMG/FaE, 2016. Dissertação (Mestrado).
ANDRADE, Danúbia. A mulher negra na telenovela brasileira: entre a invisibilidade e a resitência. In LAHINI, Cláudia Regina et al (Org.). Cultura e diásporas africanas. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2009. p.137.
ARAÚJO, Débora Cristina de. As relações étnico-raciais na Literatura Infantil e Juvenil. Educar em Revista. Curitiba: v. 34, n. 69, p. 61-76, maio/junho 2018. DOI: 10.1590/0104-4060.57231 Disponível em: < https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/57231> Acesso em: 11/12/2020.
BERQUÓ, Paula Bruzzi. Arte e Cotidiano: aproximações táticas in Arte e Espaço: uma situação política do século XXI. RENA, Natacha et al (Org.) Belo Horizonte: Duo Editorial, 2016.
BHABHA, Homi K. Locais da cultura. In BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.
BLEIKER, Roland. Imagem, método, texto: entendendo a política da fotografia. In CUNHA, Guilherme; VILELA, Bruno. Espaços Compartilhados da Imagem: Caderno de reflexões críticas sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Editora Circuito, 2015.
BRASIL, IPHAN. Patrimônio Cultural: Patrimônio imaterial. Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/234> Acesso em: 25/09/2016.
_______, MEC. PNBE: Acervo. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/programa-nacional-biblioteca-da-escola/acervos> Acesso em: 25/09/2016.
CASTORIADIS, Cornelius. O simbólico e o imaginário. In CASTORIADIS, Cornelius. A instituição imaginária da sociedade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
CONDURU, Roberto. Arte Afro-Brasileira. Belo Horizonte: C/Arte, 2007.
DUARTE, Eduardo de Assis. Por um conceito de literatura afro-brasileira. Disponível em: http://www.letras.ufmg.br/literafro/artigos/artigos-teorico-conceituais/148-eduardo-de-assis-duarte-por-um-conceito-de-literatura-afro-brasileira Acesso em: 14/08/2018.
FREITAS, Daniela Amaral da Silva. Literatura infantil dos kits de literatura afro-brasileira da PBH: um currículo para ressignificação das relações étnico-raciais? Belo Horizonte: UFMG/FaE, 2014. 280 f. Tese (Doutorado).
FRENTE 3 DE FEVEREIRO. A Frente. Disponível em: < http://www.frente3defevereiro.com.br/> Acesso em: 07/04/2016.
GLISSANT, Édouard. Introdução a uma poética da diversidade. Tradução de Enilce Albergaria Rocha. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2005.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
LODY, Raul. Por uma história da arte afro-descendente. In: FALCAO, Andréa (Org.). Seminário Arte e Etnia Afro-Brasileira (2004: Rio de Janeiro). Rio de Janeiro: IPHAN, CNFCP, 2005.
MELENDI, Maria Angélica. Estratégias da arte em uma era de catástrofes. Rio de Janeiro: Cobogó, 2017.
_____________________. O arquivo vulnerado ou as ruínas da fotografia. In CUNHA, Guilherme; VILELA, Bruno (Org.). Espaços Compartilhados da Imagem: caderno de reflexões críticas sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Editora Circuito, 2015.
MELO, Luciana Marinho de. Fluxos Culturais e os Povos da Cidade: Entre os Macuxi e Wapichana de Boa Vista-Roraima. Rio de Janeiro: IPHAN, 2012.
MILLIET, Maria Alice. Tiradentes: o corpo do herói. São Paulo: Martins Fontes, 2001
MUNANGA, Kabenguele. Arte Afro-Brasileira: O que é afinal? In: AGUILAR, Nelson (Org.). Mostra do redescobrimento: arte afro-brasileira. Fundação Bienal de São Paulo. São Paulo: Associação Brasil 500 Anos Artes Visuais, 2000.
NOVAIS, Carlos Augusto. Literatura Indígena. Verbete. Glossário CEALE/FaE/UFMG. Disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/literatura-indigena Acesso em: 14/08/2018.
OLIVEIRA, Luiz Henrique Silva de. Os quilombos editoriais como iniciativas independentes. Belo Horizonte: Aletria, v. 28, n. 4, p. 155-170, 2018. Disponível em: <http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/14367> Acesso em: 07/05/2020.
OLIVEIRA, Maria Anória de jesus. A tessitura dos personagens negros na Literatura Infantojuvenil Brasileira. Disponível em: <http://www.letras.ufmg.br/literafro/artigos/artigos-teorico-criticos/120-maria-anoria-de-jesus-oliveira-a-tessitura-dos-personagens-negros-na-literatura-infantojuvenil-brasileira> Acesso em: 02/11/2018.
PANOFSKY, Erwin. Iconografia e iconologia: uma introdução ao estudo da arte da renascença. In Significado nas artes visuais. São Paulo: Perspectiva, 2014.
RAMOS, Flávia Brocchetto; PANOZZO, Neiva Senaide Petry. As marcas da palavra e da ilustração. In Revista Educação: Literatura infantil. São Paulo: Editora Segmento. p. 26.
REIS, Andressa Merces Barbosa. Zumbi: historiografia e imagens. 2004. 148. Dissertação (Mestrado em História) - Faculdade de História, Direito e Serviço Social, Universidade Estadual Paulista, Franca, 2004.
RODRIGUES, F. C. Quilombos editoriais. Opiniães, [S. l.], n. 10, p. 103-111, 2017. DOI: 10.11606/issn.2525-8133.opiniaes.2017.122413. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/opiniaes/article/view/122413. Acesso em: 7 mai. 2020.
RODRIGUES, Fabiane Cristine; OLIVEIRA, Luiz Henrique Silva de. Quilombos Editoriais. Disponível em: <https://abralic.org.br/anais/arquivos/2017_1522244789.pdf> Acesso em: 7 mai. 2020.
TEDESCO, João Carlos. Memória e patrimônio. In TEDESCO, João Carlos. Nas cercanias da memória. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2014.
VALLADARES, Clarival do Prado. O negro brasileiro nas artes plásticas. In: AGUILAR, Nelson; Fundação Bienal de São Paulo; Associação Brasil 500 Anos Artes Visuais. Negro de corpo e alma = Black in body and soul. São Paulo: Associação Brasil 500 Anos Artes Visuais, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017