Coreografias de aprendizagem no ensino remoto emergencial
formação de professores para a Educação Profissional e Tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p156-173Palavras-chave:
Formação de professores, Prática de ensino, Educação Profissional, Tecnologia DigitalResumo
Apresenta neste texto o resultado de uma pesquisa descritiva e qualitativa, realizada em um curso de formação contínua de professores da educação profissional e tecnológica, para o trabalho docente no ensino remoto. O objetivo foi identificar coreografias de aprendizagem inovadoras, mediadas pelas tecnologias digitais. Foram convidados por e-mail, a participar dessa pesquisa, 86 professores que haviam concluído o curso promovido pela Escola de Desenvolvimento de Servidores, de uma instituição pública federal. Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva, cuja coleta dos dados consistiu-se na participação da pesquisadora em 04 encontros síncronos do curso e na aplicação de um formulário online para a complementação dos resultados, visando ao alcance do objetivo proposto. Além disso, consultou-se os materiais didáticos como os portfólios dos alunos, os diálogos e todos os arquivos postados na turma virtual do Google Classroom, uma vez que devido ao isolamento social o curso foi assíncrono com momentos síncronos. Para os momentos síncronos utilizou-se a plataforma da Microsoft Teams. As análises indicam que houve um aprendizado docente em relação ao uso das tecnologias digitais para a elaboração de coreografias favoráveis a uma aprendizagem mais ativa, autônoma e inovadora.
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Atualizado em 15/07/2017