Estudos sobre os CEFFAS no Brasil

estado da arte e perspectivas contemporâneas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n61.p193-218

Palavras-chave:

CEFFAs, Pedagogia da Alternâcia, Educação do campo

Resumo

RESUMO

Este texto discute as produções acadêmicas que se dedicaram a investigar os Centros Educativos Familiares de Formação por Alternância (CEFFAs), entre os anos de 2006 a 2017. Desse modo, inicialmente tece breve considerações sobre as pesquisas na área da educação do campo; em seguida, mapeia por ano, regiões e instituições de ensino superior que ofertam cursos de pós-graduação e evidencia os estudos que tratam da pedagogia da alternância. Posteriormente, organizado por eixos temáticos, analisa as pesquisas sobre os CEFFAs, considerando entre outros aspectos, as diferentes abordagens de estudos. Nas considerações finais, chama atenção para o crescimento das pesquisas nas duas últimas décadas em torno da Educação do Campo, protagonizada pelas organizações sociais e sindicais do campo, entre as quais, o movimento educativo CEFFAs. Ressalta ainda a importância dessas pesquisas em diferentes áreas do conhecimento, com destaque para a de educação, por se tratar de uma alternativa diferenciada de educação do/no campo. 

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Biografia do Autor

Sandra Regina Magalhães de Araújo, Universidade do Estado da Bahia

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (1998); Mestrado e Doutorado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2005;2013). Professora Titular com Dedicação Exclusiva na Universidade do Estado da Bahia.  Membro dos seguintes Grupos de Pesquisas: (Auto)Biografia, Formação e História Oral (Grafho); Docência, Narrativa e Diversidade na Educação Básica (Diverso); Educação do Campo, Trabalho, Contra-hegemonia e Emancipação Humana. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação do Campo - Políticas Públicas, Formação de Educadores, Pedagogia da Alternância; Currículo; Educação de Jovens e Adultos e História da Educação do Brasil.

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Publicado

2021-10-19

Como Citar

ARAÚJO, S. R. M. de. Estudos sobre os CEFFAS no Brasil: estado da arte e perspectivas contemporâneas. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 30, n. 61, p. 193–218, 2021. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n61.p193-218. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/10772. Acesso em: 22 fev. 2024.