O (im)possível de educar em tempos de crise:
psicanálise e educação crítica
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n60.p17-30Palavras-chave:
Educação, Contemporaneidade, Psicanálise, Teoria críticaResumo
A psicanálise comunga com a educação crítica a preocupação com a subjetividade humana, uma vez que provoca investimentos e emoções que permitem reflexões em tempos de crise, principalmente ao inspirar no professor um permanente retorno a si mesmo, ou seja, a autorreflexão. Esse texto objetiva buscar, na relação entre psicanálise e educação crítica, possíveis referências para além do olhar psicologizante educacional que se firma em caminhos restritos da educação e da formação docente. O aspecto fecundo desta relação entre a psicanálise e a crítica da cultura evidencia o pensar educativo pelos limiares da ética e da sensibilidade com/pelo o outro. A metodologia, de caráter bibliográfico, pauta-se na apropriação de uma leitura frankfurtiana do pensamento de Freud, em que denuncia a formação pautada na adaptação do sujeito e, pela relação entre as bases teóricas, anuncia uma educação comprometida com ações emancipatórias do saber escolar.
Downloads
Referências
ADORNO, T. W. Educação e emancipação. Trad. Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
ADORNO, T. W. Teoria da Semiformação. In: PUCCI, B; ZUIN, A. A. S; LASTÓRIA, L. A. C. B. (org.). Teoria crítica e inconformismo: novas perspectivas de pesquisa. Trad. De Newton Ramos-de-Oliveira. Campinas, SP: Autores Associados, 2010.
ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. Tradução Mauro W. Barbosa de Almeida. 1. reimp. da 7. ed. São Paulo: Perspectiva, 2013.
ARMANDO, A. Freud et l'éducation. Paris: Les Editions E.S.F, 1974.
BALBINO, A. G; SILVA, L. B. O.; SAIKI, M. Educação e libertação na América Latina: combater a barbárie promovendo a dignidade humana. In: SILVA, L. B. O; BALBINO, A. G. (org.). Teoria crítica e teorias críticas latino-americanas e educação. São Paulo: Livraria da Física, 2020. p. 147-159.
BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução: Sérgio Paulo Rouanet; Prefácio de Jeanne-Marie Gagnebin. 8. ed. São Paulo: Brasiliense, 2016.
BIGEAULT, J. P.; TERRIER, G. L'illusion psychanalytique en education. Paris: PUF, 1978.
CHILLAND, C. Homo Psychanalyticus. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1993.
CROCHÍK, J. L. Teoria crítica da sociedade e psicologia: alguns ensaios. Araraquara, SP: Brasilia, DF: Junqueira&Marin/CNPq, 2011.
FREIRE, P. Educação como prática de liberdade. 36. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.
FREUD, S. A dinâmica da transferência. In: FREUD, S. Obras Completas, Vol. XII. Rio de Janeiro: Imago, 1981a. p. 109-119.
FREUD, S. Totem e tabu. In: FREUD, S. Obras Completas, Vol. XII. Rio de Janeiro: Imago, 1981b. p. 17-23.
FREUD, S. Os chistes e a relação com o inconsciente. In: FREUD, S. Obras Completas, Vol. VII. Rio de Janeiro: Imago, 1981c. p. 21-163.
FREUD, S. O futuro de uma ilusão. In: FREUD, S. Obras Completas, Vol. XXI. Rio de Janeiro: Imago, 1981d. p. 15-63.
FREUD, S. O mal-estar na cultura. Obras Completas, vol. XXI. Rio de Janeiro: Imago, 1981e. p.67-73
FREUD, S. Prefácio à “Juventude Desorientada”, de Aichhorn. In: FREUD, S. Edição
Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, vol. XIX. Rio
de Janeiro: Imago, 1980a. p. 307-308
FREUD, S. Análise terminável e interminável. In: FREUD, S. Edição Standard Bra-
sileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, vol. XXIII. Rio de Janeiro:
Imago, 1980b. p. p. 231-269.
LACAN, J. O triunfo da religião: precedido do discurso aos católicos. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.
LAJONQUIÈRE, L. Figuras do infantil. A psicanálise na vida cotidiana com as crianças. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
MANNONI, M. Education impossible. Paris: Editions du Seuil, 1973.
MAUCO, G. Psychanalyse et éducation. Paris: Aubier-Montaigne, 1979.
MILLOT, C. Freud antipedagogo. Tradução de A. Roitman. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1987.
OLIVEIRA, M. R. F. A. (Des)autoridade pedagógica nos espaços formativos para a primeira infância: da tradição à modernidade. Educação em Foco, ano 22, n. 37, p. 73-91, maio/ago. 2019.
PEDROZA, R. L. S. Freud e Wallon: contribuições da psicanálise e da psicologia para a educação. 1993. Dissertação (Mestrado em Psicologia) –Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, 1993.
RANCIÉRE, J. A partilha do sensível: estética e política. Tradução de Mônica Costa Nelto. São Paulo: Ed. 34, 2005.
SILVA, A. S. Educação, expressividade estética e experiência formativa. In: SILVA, A. S; SILVA, L. B. O. (org.). Educação, estética e experiência: entre saberes e práticas na contemporaneidade. São Paulo: Livraria da Física, 2019. p. 15-29.
SCWARZ, A; BARBOZA, D. Subjetividade e processos formativos: educação como prática de liberdade. In: SILVA, L. B. O; BALBINO, A. G. (org.). Teoria crítica e teorias críticas latino-americanas e educação. São Paulo: Livraria da Física, 2020. p. 119-131.
TÜRCKE, C. Sociedade excitada: filosofia da sensação. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2010.
ZUIN, A. A. S. Violência e tabu entre professores e alunos: a internet e a reconfiguração do elo pedagógico. São Paulo: Cortez, 2012.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017