Ver o invisível do letramento
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n60.p191-210Palavras-chave:
Psicanálise, Letramento, Tempo lógico, DocênciaResumo
No trânsito rumo ao mundo letrado, muitas crianças respondem de modo pouco consistente às demandas por dar mostras de suas aprendizagens – parecem estar estancadas em um tempo em que sabem e não sabem ler. Do testemunho dessa posição da criança e da angústia que ela gera nos docentes, a partir de uma longa experiência de trabalho junto a redes de ensino público, derivamos a pergunta que move este artigo: o que pode ajudar a armar as condições de possibilidade para ver e dar passagem àquilo que é invisível no trânsito de uma posição não letrada para uma posição letrada? Para operar com essa questão, retomamos a proposição do tempo lógico de Lacan (1998b) e seu trabalho com a fita de Moebius (LACAN, 2003), buscando coordenadas que ajudem a guiar os docentes por um tempo que não se enfileira na cronologia do relógio e de um espaço que não é mapeável pela geometria intuitiva. Encontramos na duração do tempo de compreender – nos avanços e volteios que lhe caracterizam – um operador que pode dar contornos à angústia dessas passagens.
Downloads
Referências
ANDRADE, Carlos Drummond de. A paixão medida. Rio de Janeiro: Record, 2002.
ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 2014.
BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nicolai Leskov. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 197-221.
BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 510, de 07 de abril de 2016. Brasília, DF, 2016. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2016/res0510_07_04_2016.html>. Acesso em: 14 dez. 2020.
CALVINO, Italo. Seis propostas para o próximo milênio. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
CHARTIER, Roger. Os desafios da escrita. São Paulo: Editora da UNESP, 2002.
CLARK, Lygia. 1963. O dentro é o fora. Escultura em aço inoxidável, 40,6 x 44,5 x 37,5 cm. Disponível em: http://www.revistacliche.com.br/2013/05/tudo-depende-do-referencial-lygia-clark/. Acesso em: 23 jul. 2020.
COUTO, Mia. Pensatempos: textos de opinião. Lisboa: Caminho, 2005.
DARMON, Marc. Ensaios sobre a topologia lacaniana. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
ECO, Umberto. Seis passeios pelos bosques da ficção. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
ERNST, Bruno. O espelho mágico de M. C. Escher. Singapore: Taschen, 1991.
ESCHER, M. C. Day and night. 1938. Woodcut in black and grey, printed from 2 blocks, 677x 391mm. Disponível em: https://www.bb.com.br/docs/pub/inst/img/EscherCatalogo.pdf. Acesso em: 23 jul. 2020.
ESCHER, M. C. Möbiusstrip II. 1963. Woodcut in red, black and grey-green, printed from 3 block, 205 x 453mm. Disponível em: https://www.bb.com.br/docs/pub/inst/img/EscherCatalogo.pdf. Acesso em: 23 jul. 2020.
ESCHER, M. C. Print gallery. 1956. Litograph, 31,5 x 31,8cm. Disponível em: https://www.bb.com.br/docs/pub/inst/img/EscherCatalogo.pdf. Acesso em: 23 jul. 2020.
FREUD, Sigmund. A interpretação de sonhos. In: FREUD, Sigmund. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud, vol. 5. Rio de Janeiro: Imago, 1969a. p. 323-611.
FREUD, Sigmund. Projeto para uma psicologia científica. In: FREUD, Sigmund. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud, vol. 1. Rio de Janeiro: Imago, 1969b. p. 303-409.
FREUD, Sigmund. Lembranças encobridoras. In: FREUD, Sigmund. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud, vol. 3. Rio de Janeiro: Imago, 1987. p. 267-287.
FROHLICH, Cláudia Bechara. Seis propostas para este milênio: uma trama entre tempo e letramento. 2014. 194 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, 2014.
FRÖHLICH, Cláudia Bechara; MOSCHEN, Simone Zanon. A cor do tempo no andamento das letras: notas entre o preto e o branco na passagem da oralidade ao Letramento. Education Policy Analysis Archives/Archivos Analíticos de Políticas Educativas, Arizona, n. 25, p. 1-18, 2017.
GRANON-LAFONT, Jeanne. A topologia de Jacques Lacan. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1990.
KEHL, Maria Rita. O tempo e o cão: a atualidade das depressões. São Paulo: Boitempo, 2009.
KUPFER, Maria Cristina. Freud e a educação, dez anos depois. Revista da Associação Psicanalítica de Porto Alegre, Porto Alegre, n. 16, p. 14-26, 1999.
LACAN, Jacques. O seminário, livro 2: o eu na teoria de Freud e na técnica da psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.
LACAN, Jacques. A instância da letra no inconsciente ou a razão desde Freud. In: LACAN, Jacques. Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998a. p. 496-533.
LACAN, Jacques. O seminário, livro 7: a ética da psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.
LACAN, Jacques. O seminário, livro 9: a identificação. Recife: Centro de Estudos Freudianos do Recife, 2003.
LACAN, Jacques. O tempo lógico e a asserção da certeza antecipada. In: LACAN, Jacques. Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998b. p. 197-213.
LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. São Paulo: Editora 34, 2011.
MELMAN, Charles. La topologie, ça ne fait pas croix. Bulletin de l’Association Lacanienne internationale, n. 111. Paris: Association Lacanienne Internationale, 2005.
MILMANN, Elaine. Poética do letramento: problemas de escrita um enfoque da psicopedagogia na educação. 2013. 204 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.
PEREIRA, L. S. O conto machadiano: uma experiência de vertigem. 2008. 201f. Tese (Doutorado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Instituto de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
PIGLIA, Ricardo. O último leitor. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
PIGLIA, R. Uma proposta para o novo milênio. Caderno de Leitura, n. 2, p. 1-4, 2013. Disponível em: http://www.chaodafeira.com/wp-content/uploads/2013/05/uma-proposta.pdf. Acesso em: 5 mar. 2014.
PORGE, E. Psicanálise e tempo. O tempo lógico de Lacan. Rio de Janeiro: Companhia de Freud, 1998.
PORGE, E. Transmitir a clínica psicanalítica: Freud, Lacan, hoje. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2009.
POSTMAN, Neil. O desaparecimento da infância. Rio de Janeiro: Graphia, 1999.
QUINTANA, M. Da cor. In: QUINTANA, M. O sapato florido. Rio de Janeiro: Globo, 2005. p. 97.
RIVERA, Tania. Ensaio sobre o espaço e o sujeito: Lygia Clark e a psicanálise. Ágora, Rio de Janeiro, v. 11, n. 2, p. 219-238, 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-14982008000200004&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 19 maio 2014.
RODULFO, Ricardo. O brincar e o significante: um estudo psicanalítico sobre a constituição precoce. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. São Paulo: Cortez, 2008.
TFOUNI, L. V. Letramento e alfabetização. São Paulo: Cortez, 1995.
VÍCTORA, Ligia Gomes. Topologia e tempo. Revista da Associação Psicanalítica de Porto Alegre, Porto Alegre, n. 39, p. 62-69, jul./dez. 2010.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017