La formation des enseignants a la lumiere de la psychanalyse1
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n60.p117-126Palavras-chave:
Education, Psychanalyse, Analyse, PratiqueResumo
Esse artigo tenta avaliar o impacto dos métodos inspirados na psicanálise na formação dos professores e profissionais da educação. O artigo aborda a questão da subjetividade e da natureza dos “sujeitos” da prática profissional, o lado concreto da profissionalização e da “identidade” profissional. Ele observa a passagem de autor a sujeito na sua capacidade de transformar as condutas irracionais e inconscientes (ainda que programadas sob modos operatórios) em uma ação mais racional. Ele coloca em evidência uma especificidade da abordagem psicanalítica no seu processo de problematização que influi de maneira única sob a maneira de colocar inseparavelmente os problemas do pensamento, da ação e
da existência. Nessas condições, a abordagem do sujeito é inseparável da natureza do objeto (epistemologia), ela induz uma reflexão sobre o agir e sua capacidade de transformar o sujeito dentro e pela ação. Enfim, essa abordagem se ancora na concepção antropológica freudiana das pulsões, de seus destinos, e a capacidade do homem de os controlar para não perecer. O artigo assinala as ameaças que pesam sobre essa abordagem lúcida, audaciosa, embora prudente.
Downloads
Referências
ABRAHAM, A. L’identité professionnelle et ses enjeux. In: CAGLAR, H. (dir.). Être enseignant. Un métier impossible? Hommage à A. Abraham. Paris, L’Harmattan, 1999. p. 111-121.
BARUS-MICHEL, J. Le sujet social, étude de psychologie sociale clinique. Paris: Dunod, 1993.
BERENSTEIN, I.; PUGET, J. Psychanalyse du lien, dans différents dispositifs thérapeutiques. Toulouse: Eres, 2008.
CASTORIADIS, C. Epilégomènes à une théorie de l’âme que l’on a pu présenter comme science. L’inconscient, Paris, n. 8, p. 47-87, 1968.
CHAMI, J. La personnalité professionnelle, interrogée dans les dispositifs d’analyse des pratiques. Revue Connexions, n. 86, p. 67-83, 2006
CIFALI, M. Le lien éducatif: contre-jour psychanalytique. Paris: PUF, 1994.
FILLOUX, J.-C. Champ pédagogique et psychanalyse. Paris: PUF, 2000.
FREUD, S. L’intérêt de la psychanalyse. In: FREUD, S. Résultats, idées, problèmes. Paris: PUF, 1984. p. 212-213.
FREUD, S. Un souvenir d’enfance chez Léonard de Vinci. In: FREUD, S. Ouvres completes, t. X. Paris: PUF, 1910. t. X.1. p. 2-105.
FREUD, S. Le Moi et le Ça. G.W. XIII. 1923. p. 287.
FREUD, S. Malaise dans la civilisation. Paris: PUF, 1929.
KAËS, R. Réalité psychique et souffrance dans les institutions. In: KAËS, R. L’institution et les institutions. Paris: Dunod, 1987. p. 1-46.
KAËS, R. Et al. Désir de former et formation du savoir. Paris: Dunod, 1976.
MENDEL, G. L’acte est une aventure. Du sujet métaphysique au sujet de l’acte-pouvoir. Paris: La Découverte, 1998.
MICHELOT, C. L’action rationnelle, essai sur l’étude et la résolution de problèmes. Saarbrücken: Editions Universitaires Européennes, 2016.
OLLIVIER, B. L’acteur et le sujet. Vers un nouvel acteur économique. Paris: DDB, 1995.
PALMADE, G. Préparation des décisions, l’étude des problèmes. Paris: L’Harmattan, 2008.
RICOEUR, P. De l’interprétation, essai sur Freud. Paris: Seuil, 1965.
TOURAINE, A. Le retour de l’acteur. Paris: Fayard, 1984.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017