La formation des enseignants a la lumiere de la psychanalyse1
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n60.p117-126Palavras-chave:
Education, Psychanalyse, Analyse, PratiqueResumo
Esse artigo tenta avaliar o impacto dos métodos inspirados na psicanálise na formação dos professores e profissionais da educação. O artigo aborda a questão da subjetividade e da natureza dos “sujeitos” da prática profissional, o lado concreto da profissionalização e da “identidade” profissional. Ele observa a passagem de autor a sujeito na sua capacidade de transformar as condutas irracionais e inconscientes (ainda que programadas sob modos operatórios) em uma ação mais racional. Ele coloca em evidência uma especificidade da abordagem psicanalítica no seu processo de problematização que influi de maneira única sob a maneira de colocar inseparavelmente os problemas do pensamento, da ação e
da existência. Nessas condições, a abordagem do sujeito é inseparável da natureza do objeto (epistemologia), ela induz uma reflexão sobre o agir e sua capacidade de transformar o sujeito dentro e pela ação. Enfim, essa abordagem se ancora na concepção antropológica freudiana das pulsões, de seus destinos, e a capacidade do homem de os controlar para não perecer. O artigo assinala as ameaças que pesam sobre essa abordagem lúcida, audaciosa, embora prudente.
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Atualizado em 15/07/2017