Ensino Remoto emergencial, Juventude e BNCC

processo de ensino-aprendizagem no Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p188-200

Palavras-chave:

Ensino Remoto, Ensino Médio, Juventude, BNCC

Resumo

Este artigo problematiza o processo de ensino-aprendizagem no Ensino Médio, em face da construção do Documento de Referência Curricular para Mato Grosso para a etapa e do ensino remoto, estratégia frente à recomendação de distanciamento social por conta da pandemia da Covid-19. Por meio da abordagem qualitativa do método pesquisa documental, com triangulação de fontes, aborda-se a conectividade da juventude, público-alvo do Ensino Médio, em contraposição às dificuldades observadas no ensino remoto e o percurso de construção do referencial curricular do Ensino Médio no estado de Mato Grosso, situando-o como parte dos desafios do período pós-pandemia, dadas as alterações que congrega. Constatamos a necessidade de debater investimento em educação pública, situar a aprendizagem do jovem como foco das preocupações curriculares no período pós-pandemia, na ótica de priorizar seu aprendizado e não retroceder quanto às metas fundamentais postas no Plano Nacional de Educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Lara Casagrande, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora e Mestre em Educação e licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Educação, Ciências e Artes Dom Bosco. Professora Adjunta do Departamento de Ensino e Organização Escolar da Universidade Federal do Mato Grosso. Grupo de pesquisa Laboratório de Estudos sobre Tecnologias da Informação e Comunicação – LeTECE.

Kátia Morosov Alonso, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professora Associada do Departamento de Ensino e Organização Escolar da Universidade Federal de Mato Grosso. Líder do Grupo de pesquisa Laboratório de Estudos sobre Tecnologias da Informação e Comunicação – LeTECE

 

Referências

ALONSO, Katia Morosov; SILVA, Danilo Garcia da. A Educação a Distância e a formação on-line: o cenário das pesquisas, metodologias e tendências. Educ. Soc., Campinas, v. 39, n. 143, p. 499-514, jun. 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302018000200499&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 28 out. 2020.

BRASIL. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em 27 de out. 2020.

BRASIL. Lei n°13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educçaão - PNE e dá outras providências. Brasília, 25 de junho de 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em 27 de out. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 649, de 10 de julho de 2018. Institui o Programa de Apoio ao Novo Ensino Médio e estabelece diretrizes, parâmetros e critérios para participação Brasília, 10 de julho de 2018. Disponível em: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/29495231/do1-2018-07-11-portaria-n-649-de-10-de-julho-de-2018-29495216. Acesso em 27 de out. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n° 882, de 26 de outubro de 2020. Homologa o Parecer CNE/CP nº 14/2020, do Conselho Pleno, do Conselho Nacional de Educação, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação Continuada de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica - BNC-Formação Continuada. Brasília, D.O.U., 26 de outubro de 2020, Seção 1, p. 57, 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-882-de-23-de-outubro-de-2020-284736247. Acesso em 27 de out. 2020.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular:Educação é a base – Ensino Médio. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf. 2018. Acesso em 27 de nov. 2020.

BRASIL. Universidade Aberta do Brasil (UAB).Disponível em: http://portal.mec.gov.br/politica-de-educacao-inclusiva?id=12265. Acesso em 27 de out. 2020.

FREITAS, Geovani Jacó de. Juventude e Ensino Médio: perspectivas da Sociologia entre conquistas e desafios. In: GONÇALVES, Danyelle Nilin (Org.). Sociologia e juventude no Ensino Médio: formação, PIBID e outras experiências. Pontes Editores, Campinas, 2013. p.101-112.

GATTI, Bernadete. Possível reconfiguração dos modelos educacionais pós-pandemia. Revista Estudos Avançados, v.34, n.100, p.29-41, 2020.

GENTILI, Pablo. Por uma Pedagogia da esperança. In: GENTILI, Pablo; McCOWAN, Tristan. Reinven-tar a escola pública: política educacional para um novo Brasil. 2 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010, p.253-271.

KENSKI, Vani Moreira. Aprendizagem Mediada Pela Tecnologia. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 4, n.10, p.47-56, set./dez. 2003.

LÉVY, Pierre.Cibercultura. 2 ed. São Paulo: Editora 34, 2000.LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2013.

MATO GROSSO. Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso. Documento de Referência Curricular para Mato Grosso – Etapa Ensino Médio (DRC-MT/ EM) (versão preliminar). 2020a. Cuiabá: SEDUC-MT, 2020. Disponível em: <https://sites.google.com/view/novo-ensino-medio-mt/vers%C3%A3o-preliminar-drc-mt-em>. Acesso em: 23 out. 2020.

MATO GROSSO. Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso. Memorial de Elaboração do Documento de Referência Curricular para Mato Grosso- Novo Ensino Médio. Cuiabá: SEDUC-MT, 2020b. Disponível em: <https://sites.google.com/view/novo-ensino-medio-mt/vers%C3%A3o-preliminar-drc-mt-em>. Acesso em: 23 out. 2020.

MATTOS, Laura. SP convoca youtubers de educação para tentar engajar alunos no ensino a distância. FOLHAPRESS, São Paulo, 26 abr. 2020. Disponível em: <https://gauchazh.clicrbs.com.br/geral/noticia/2020/04/sp-convoca-youtubers-de-educacao-para-tentar-engajar-alunos-no-ensino-a-distancia-ck9h05z8t000d01lhqe3it430.html>.Acesso em 17 de nov. 2020.

SANTOS, Edméa. #livesdemaio... Educações em tempos de pandemia. Notícias, Revista Docência e Cibercultura, junho de 2020, online. ISSN: 2594-9004. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/announcement/view/1109>. Acesso em: 22 out. 2020.

SILVA, Lidiane Rodrigues Campêlo da. et al. Pesquisa documental: alternativa investigativa na formação docente. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 9.; ENCONTRO SUL BRASILEIRO DE PSICOPEDAGOGIA, 3., 2009, Curitiba. ... Curitiba: PUCPR, 2009. p. 4554-4566. Disponível em: <http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/3124_1712.pdf>. Acesso em: 03 dez. 2020.

Arquivos adicionais

Publicado

2022-02-15

Como Citar

CASAGRANDE, A. L.; ALONSO, K. M. Ensino Remoto emergencial, Juventude e BNCC: processo de ensino-aprendizagem no Ensino Médio. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 31, n. 65, p. 188–200, 2022. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p188-200. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/10287. Acesso em: 21 nov. 2024.