Ensino Remoto emergencial, Juventude e BNCC

processo de ensino-aprendizagem no Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p188-200

Palavras-chave:

Ensino Remoto, Ensino Médio, Juventude, BNCC

Resumo

Este artigo problematiza o processo de ensino-aprendizagem no Ensino Médio, em face da construção do Documento de Referência Curricular para Mato Grosso para a etapa e do ensino remoto, estratégia frente à recomendação de distanciamento social por conta da pandemia da Covid-19. Por meio da abordagem qualitativa do método pesquisa documental, com triangulação de fontes, aborda-se a conectividade da juventude, público-alvo do Ensino Médio, em contraposição às dificuldades observadas no ensino remoto e o percurso de construção do referencial curricular do Ensino Médio no estado de Mato Grosso, situando-o como parte dos desafios do período pós-pandemia, dadas as alterações que congrega. Constatamos a necessidade de debater investimento em educação pública, situar a aprendizagem do jovem como foco das preocupações curriculares no período pós-pandemia, na ótica de priorizar seu aprendizado e não retroceder quanto às metas fundamentais postas no Plano Nacional de Educação.

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Biografia do Autor

Ana Lara Casagrande, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora e Mestre em Educação e licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Educação, Ciências e Artes Dom Bosco. Professora Adjunta do Departamento de Ensino e Organização Escolar da Universidade Federal do Mato Grosso. Grupo de pesquisa Laboratório de Estudos sobre Tecnologias da Informação e Comunicação – LeTECE.

Kátia Morosov Alonso, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professora Associada do Departamento de Ensino e Organização Escolar da Universidade Federal de Mato Grosso. Líder do Grupo de pesquisa Laboratório de Estudos sobre Tecnologias da Informação e Comunicação – LeTECE

 

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Publicado

2022-02-15

Como Citar

CASAGRANDE, A. L.; ALONSO, K. M. Ensino Remoto emergencial, Juventude e BNCC: processo de ensino-aprendizagem no Ensino Médio. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 31, n. 65, p. 188–200, 2022. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p188-200. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/10287. Acesso em: 22 dez. 2024.