Atuação de egressos(as) das licenciaturas em Educação do Campo
reflexões sobre a práxis
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n61.p138-159Palavras-chave:
Licenciatura em Educação do Campo, Egressos, Trabalho, Escolas do Campo, PráxisResumo
RESUMO
Este texto almeja refletir sobre a práxis de egressos da Licenciatura em Educação do Campo, objetivando perceber como esta foi abordada na produção do conhecimento científico na pós-graduação. Procedeu-se à análise de 25 pesquisas (teses e dissertações), buscando examinar os resultados em relação aos três perfis de formação pretendidos pelo curso: a) inserção e atuação dos egressos nas Escolas do Campo e os desafios da docência por área de conhecimento; b) inserção e atuação dos egressos em seus territórios, na gestão de processos educativos comunitários e c) tensões e contradições que envolvem seu ingresso/permanência no mundo do trabalho. As pesquisas analisadas reafirmam que o Projeto Político Pedagógico das LEdoCs, dada a sua materialidade de origem, vinculada à luta da classe trabalhadora, tem conseguido garantir um novo perfil de educadores às Escolas do Campo, porém a continuidade de tal projeto de formação enfrenta ameaças em diferentes ordens.
Palavras-chave: Licenciatura em Educação do Campo. Egressos. Trabalho. Escolas do Campo. Práxis.
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Atualizado em 15/07/2017