Educação do Campo, Território e a Escola da/na Ilha no Litoral do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n61.p233-252Palavras-chave:
Educação no território; Escola do campo da/na ilha; Litoral paranaense.Resumo
Apresenta pesquisa sobre as relações entre a Educação do Campo, o Território e a escola da/na ilha em uma comunidade tradicional no litoral do Paraná. Objetiva compreender o significado que a educação e a escola do campo da/na ilha têm para as comunidades do litoral paranaense na relação com o território. O percurso teórico metodológico assume a concepção dialética do conhecimento e utiliza técnicas e procedimentos pertinentes ao enfoque metodológico de pesquisa do tipo etnográfica. Realiza observação participante, registro no caderno de campo, fotografias, questionários, entrevistas e estudo documental para produzir os dados e busca, na análise de conjuntura, os aportes necessários para o desvelamento da realidade. Constata como principais resultados que, as contribuições das produções acadêmicas sobre Educação do Campo se ampliaram; é preciso avançar com os processos realizados pela escola dentro das comunidades; embora práticas educativas já busquem articular cultura, trabalho enquanto modo de vida e o território, ainda há espaço para intensificar e aprofundar estas questões, consideradas essenciais na luta pela escola do campo da/na ilha. Conclui pela necessidade de que os sujeitos envolvidos na relação escola, comunidade e território busquem estratégias de aproximação e rompimento das fronteiras da alteridade, no sentido de avançar com um projeto educativo emancipador.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017