Protagonismo e Processos Formativos

um estudo de caso da alfabetização em cuba (1961)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n68.p277-293

Palavras-chave:

Alfabetização, Cuba, Processos formativos.

Resumo

Pretende-se discutir a Campanha Nacional de Alfabetização em Cuba em 1961 e o material didático utilizado na formação do professor alfabetizador, em sua expressão didática, psicológica e militar, para uma formação autônoma. Destacando os princípios do Currículo Oculto expressos no Manual Alfabeticemos (CUBA, 1961a), que teve como objetivo proporcionar orientações à alfabetização e treinar jovens que se alistaram como professores voluntários, cuja as idades eram de 12 a 16 anos, buscando estimular o protagonismo educacional e político. Após esse treinamento o índice de analfabetismo em Cuba caiu de 23,6% para 3,9%, o que configurou a ilha como o primeiro território, declarado pela UNESCO, como livre de analfabetismo da América Latina.  Os jovens maestros se configuraram como protagonistas de um novo processo formativo que fez da educação cubana referência mundial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Joaquim Preira Melo, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Possui Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mandaguari (1985), Graduação em História pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mandaguari (1988), Mestrado em História e Sociedade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1990), Doutorado em Historia e Sociedade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998) e Pós-Doutorado em História da Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007). Atualmente é Professor Associado da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Antiga e Medieval, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Sêneca, Santo Agostinho, Cristianismo e Helenismo.

Roseli Gall do Amaral, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPr

Doutora em Educação Pela Universidade Estadual de Maringá/ UEM e Doutora em Estudos Clássicos (Mundo Antigo) pela Universidade de Coimbra/ UC- Mestre em Educação (História da Educação) pela Universidade Estadual de Maringá-UEM. Atualmente é Professora da UTFPR-Campus Apucarana nos Cursos de Licenciatura em Química e Engenharia Têxtil . Foi Coordenadora Pedagógica Geral (2007-2011) da FAAST, Coordenadora da Pós-graduação em Educação (FAAST) e Professora da FAAST nos Cursos de Pedagogia e Administração de Empresas-Faculdade Astorga (2006-2011). Tem experiência na Área de Formação de Professores nos Cursos de Licenciatura e Pedagogia. Foi Assessora Pedagógica do Departamento Municipal de Educação de Astorga.

Dayane Colombo, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Estuda Doutorado em Educação na Universidade Estadual de Maringá - UEM na linha de pesquisa História e Historiografia da Educação. Estudou Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. É especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2012), e em Educação Infantil, Psicomotricidade e Alfabetização (2012), ambas pela FACULDADE ASTORGA. Possui graduação em Pedagogia pela FACULDADE PALAS ATENA (2009). Atualmente é coordenadora pedagógica da Escola Municipal Alberto Bonini de Astorga e professora na Faculdade Astorga-Faast no curso de licenciatura em Pedagogia das disciplinas de Pesquisa Pedagógica, Fundamentos, Métodos e Processos da Alfabetização e Didática. Participa do Grupo de Pesquisa: Transformações Sociais e Pensamento Educacional - GPTSPE - na linha: O pensamento educacional na América Latina.

Arquivos adicionais

Publicado

2022-10-26

Como Citar

MELO, J. J. P.; AMARAL , R. G. do .; ROSA, D. de F. C. Protagonismo e Processos Formativos: um estudo de caso da alfabetização em cuba (1961). Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 31, n. 68, p. 277–293, 2022. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n68.p277-293. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/10045. Acesso em: 28 mar. 2024.