DEPRESSÃO E ESTRESSE NA DOCÊNCIA: OS REFLEXOS EM SALA DE AULA

Autori

Parole chiave:

Depressão, estresse, docente

Abstract

O presente artigo visa buscar respostas para explicar a depressão e o estresse na docência e verificar os reflexos apresentados em sala de aula e em professores da rede pública do município de Porto Seguro - BA. O campo de análise para o referencial teórico, justifica-se em relação ao número de adoecimentos de profissionais da docência de uma instituição de ensino, como estresse e depressão, e avaliando as causas dessas patologias nos docentes. Nessa perspectiva, apresenta-se uma metodologia de cunho qualitativo e quantitativo, associados a métodos exploratório-descritivo, com levantamento bibliográfico e entrevistas com as pessoas que têm experiências práticas educativas. A média do resultado da tabulação de dados dos questionários, são oriundos do percentual de 30% da quantidade de docentes da Escola Municipal Valdivio Costa e a diretora da instituição. O corpo teórico foi desenvolvido por estudos em trabalhos científicos, com foco a perceber que para pensar qualquer doença, torna-se primordial a contextualização do indivíduo, seu corpo e o ambiente em que se encontra, em que os fatores psicossociais podem operar para facilitar, manter ou modificar o destino da doença.

 

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Biografie autore

Orhanna Ramos, Faculdade Nossa Senhora de Lourdes

Graduanda em Pedagogia pela Faculdade Nossa Senhora de Lourdes.

Caroline Santos Cardoso, Faculdade Pitágoras e Faculdade Nossa Senhora de Lourdes

Psicóloga pela Faculdade de Ciências e Tecnologias (2015). Atualmente é professora da Faculdade Nossa Senhora de Lourdes e da Faculdade Pitágoras campus Eunápolis, Psicologa clínica na Spacio Phisio e psicologa do Centro de Referencia Especializado em Assistência Social- CREAS do município de Porto Seguro-BA. Pesquisadora nos grupos de pesquisa Ciência e resistência/UNEB/CNPq e Educação Especial e Inclusão - GEPEES/UNEB.

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Pubblicato

2020-08-19

Come citare

RAMOS, O.; CARDOSO, C. S. DEPRESSÃO E ESTRESSE NA DOCÊNCIA: OS REFLEXOS EM SALA DE AULA. Revista Encantar, [S. l.], v. 2, p. 01–20, 2020. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/9311. Acesso em: 3 lug. 2024.

Fascicolo

Sezione

Relatos de experiência