DEPRESSÃO E ESTRESSE NA DOCÊNCIA: OS REFLEXOS EM SALA DE AULA
Keywords:
Depressão, estresse, docenteAbstract
O presente artigo visa buscar respostas para explicar a depressão e o estresse na docência e verificar os reflexos apresentados em sala de aula e em professores da rede pública do município de Porto Seguro - BA. O campo de análise para o referencial teórico, justifica-se em relação ao número de adoecimentos de profissionais da docência de uma instituição de ensino, como estresse e depressão, e avaliando as causas dessas patologias nos docentes. Nessa perspectiva, apresenta-se uma metodologia de cunho qualitativo e quantitativo, associados a métodos exploratório-descritivo, com levantamento bibliográfico e entrevistas com as pessoas que têm experiências práticas educativas. A média do resultado da tabulação de dados dos questionários, são oriundos do percentual de 30% da quantidade de docentes da Escola Municipal Valdivio Costa e a diretora da instituição. O corpo teórico foi desenvolvido por estudos em trabalhos científicos, com foco a perceber que para pensar qualquer doença, torna-se primordial a contextualização do indivíduo, seu corpo e o ambiente em que se encontra, em que os fatores psicossociais podem operar para facilitar, manter ou modificar o destino da doença.
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