PROJETO LIBRAS NA ESCOLA E AS INTERAÇÕES INCLUSIVAS EM UMA COMUNIDADE ESCOLAR

Auteurs-es

Mots-clés :

Inclusão escolar, Cultura surda, Alunos surdos, Libras, interação

Résumé

A Política de Educação Inclusiva no Brasil ainda caminha lentamente, em vista disso, foi desenvolvido o Projeto Libras na Escola, para promover a inclusão e socialização de alunos surdos na comunidade escolar em Vigia, Pará. O presente trabalho é um relato das ações e experiências vivenciadas durante esta pesquisa, e discute suas implicações e aproximações com a inclusão de alunos surdos e o bilinguismo. Dessa forma, apresentamos todas as etapas de desenvolvimento do projeto, suas implicações e contribuições para a construção de uma escola que respeita às culturas e construiu-se novos olhares, permitindo que as interações ocorram de forma que reduza as barreiras linguísticas. Resultados positivos, nesta perspectiva, foram alcançados, com grande envolvimento e interação da comunidade escolar, no entanto mudanças nas adaptações curriculares e metodológicas também precisam ser fortalecidas para que se efetive a inclusão real dos alunos surdos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Israellen Cristina Souza Ataide, Escola Municipal de Ensino Fundamental Barão de Guajará, Vigia, Pará, Brasil.

Possui graduação em Letras - Inglês pela Universidade Federal do Pará (2018), especialização em LIBRAS pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2020). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas e Libras.

Mairon de Sousa Furtado, Instituto Federal do Pará

Possui graduação em Agroecologia, pelo Instituto Federal do Pará. Desenvolveu pesquisas com produção de Tecnologias Sociais associada à produção vegetal e estudos com Populações Tradicionais. Os estudos junto aos povos tradicionais convergiram à produção de TCC. Atualmente, estuda especialização em Ciências Ambientais e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (IFPA Bragança).

Gláucia Caroline Silva-Oliveira, Universidade Federal do Pará. Instituto de Estudos Costeiros. Campus Universitário de Bragança, Pará.

É professora Adjunta IV da Universidade Federal do Pará, Instituto de Estudos Costeiros, Campus universitário de Bragança. Graduada em ciências biológicas; especialista em Docência no Ensino Superior e Interpretação e  Tradução da Libras; mestrado em Biologia de Ecossistemas Costeiros e Estuarinos e doutorado em Recursos Biológicos da Zona Costeira Amazônica. Realizou estágio pos doutoral na Universidade Federal de Santa Catarina (2019-2020) na área de Linguística Aplicada/Libras com foco na elaboração de glossário em Libras para a ciências biológicas.

Références

ALENCAR, A.S. A aquisição de linguagem/Libras e o aluno surdo: um estudo sobre as formas de comunicação e interação na escola e na família. 2016. 106 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados.

ASPILICUETA, P. et al. A questão linguística na inclusão escolar de alunos surdos: ambiente regular inclusivo versus ambiente exclusivamente ouvinte. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, n.3, p.395-410, jun./set. 2013.

ATAÍDE, I.C.S. As implicações que alunos surdos enfrentam por conhecer a Libras em período tardio. 2019. 12 p. Monografia (Especialização em LIBRAS) - Programa de Pós-graduação em LIBRAS do Centro Universitário Leonardo da Vinci (EAD).

BARBOSA, L.R.S. A Língua Brasileira de Sinais como inclusão social dos surdos no sistema educacional. Revista Polyphonía, Goiás, n.1, p.174-188, jan./jun. 2011.

COELHO, Cristina Massot Madeira. Inclusão escolar. In: MACIEL, D.A.; BARBATO, S. (Org.). Desenvolvimento humano, educação e inclusão social. – 2 ed. – Brasília: EDITORA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA, 2015. p.59-69.

DALL'ASTRA, P.V. A importância da língua de sinais para o desenvolvimento da pessoa surda: a noção de inclusão associada ao sentimento de pertencimento no espaço escolar. Revista Educação Especial, Santa Maria, n.51, p.117-130, jan./abr. 2015.

FERRAZ, M; AUDI, L.C.C. Ensino de língua inglesa com música. Revista Eletrônica Pro-docência, Londrina. n. 3, p.109-116, jan./jun. 2013.

FUMEGALLI, R.C.A. Inclusão escolar: o desafio de uma educação para todos? 2012. 50 p. Monografia (Especialização em Educação Especial: Deficiência Mental e Transtornos e dificuldade de Aprendizagem) - Programa de Pós-graduação em Educação Especial: Deficiência Mental e Transtornos e dificuldade de Aprendizagem da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

LACERDA, C. B. F.; SANTOS, L.F.; MARTINS, V.R.O. (Orgs.). Escola e diferença: caminhos para a educação bilíngue de surdos. São Carlos: EdUFSCar, 2016.

LACERDA, C.B.F. A inclusão escolar de alunos surdos: o que dizem alunos, professores e intérpretes sobre esta experiência. Cadernos Cedes, Campinas, n.69, p.163-184 mai./ago. 2006.

LEITE, T.A. Língua, Identidade e Educação de Surdos. Ponto Urbe, São Paulo, n.2, p.1-26, dez. 2008.

LODI, A.C.B. Educação bilíngue para surdos e inclusão segundo a Política Nacional de Educação Especial e o Decreto nº 5.626/05. Educação e Pesquisa, São Paulo, n. 1, p.49-63, jan./mar. 2013.

MACEDO, Y.M. et al. Direitos da pessoa surda: desafios à efetivação das leis educacionais que regem a inclusão e acessibilidade no município de euclides da cunha. Revista Encantar - Educação, Cultura e Sociedade, Bom Jesus da Lapa, n.2, p.47-61, mai./ago. 2019.

MANTOAN, M.T.E. Inclusão Escolar: o que É? Por quê? Como Fazer? São Paulo: Moderna, 2003.

MARTINS, V. R. O. Educação de surdos no paradoxo da inclusão com intérprete de língua de sinais: relações de poder e (re)criações do sujeito. 2008. 139 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas.

MASCARENHAS, L.T.; MORAES, M.O. Redesenhando fronteiras entre surdos e ouvintes: a inclusão escolar. Mnemosine, Rio de Janeiro, n.2, p.261-283, 2015.

MATOS, S.N.; MENDES, E.G. A proposta de inclusão escolar no contexto nacional de implementação das políticas educacionais. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, n.16, p.35-59, jan./jun. 2014.

OLIVEIRA, Gláucia Caroline Silva de; SANTOS, Janaína de Sousa; SILVA, Luane Costa da. As Experiências do projeto popularizando a LIBRAS nas escolas bragantinas. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO ESCOLAR. Florianópolis. Santa Catarina, 2019.

OLIVEIRA, V. R. et al. Educação dos surdos: escola inclusiva versus escola bilíngue. Educere et Educare, Cascavel, n.20, p.887-896, jul./dez. 2015.

SANTOS, J.S.; SILVA, L.C.; OLIVEIRA, G.C.S. Cenas do cotidiano escolar de surdos em Bragança, Pará. Revista EDaPECI, São Cristóvão, n.2, p.52-61, mai./ago. 2019.

SOUZA, I.L.; GEDIEL, A.L. Os sinais dos surdos: uma análise a partir de uma perspectiva cultural. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, n.1, p.163-185, jan./abr. 2017.

STROBEL, K.; FERNANDES, S. Aspectos linguísticos da língua brasileira de sinais. Curitiba: SEED/SUED/DEE, 1998.

ZILIOTTO, D.M.; SOUZA, D.J.; ANDRADE, F.I. Quando a inclusão não se efetiva: a evasão de alunos surdos ou com deficiência auditiva no ensino superior. Revista Educação Especial, Santa Maria, n.62, p.727-740, jul./set. 2018.

Téléchargements

Publié-e

2020-07-10

Comment citer

ATAIDE, I. C. S.; FURTADO, M. de S.; SILVA-OLIVEIRA, G. C. PROJETO LIBRAS NA ESCOLA E AS INTERAÇÕES INCLUSIVAS EM UMA COMUNIDADE ESCOLAR. Revista Encantar, [S. l.], v. 2, p. 01–20, 2020. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/8988. Acesso em: 3 juill. 2024.