PROJETO LIBRAS NA ESCOLA E AS INTERAÇÕES INCLUSIVAS EM UMA COMUNIDADE ESCOLAR

Autores/as

Palabras clave:

Inclusão escolar, Cultura surda, Alunos surdos, Libras, interação

Resumen

A Política de Educação Inclusiva no Brasil ainda caminha lentamente, em vista disso, foi desenvolvido o Projeto Libras na Escola, para promover a inclusão e socialização de alunos surdos na comunidade escolar em Vigia, Pará. O presente trabalho é um relato das ações e experiências vivenciadas durante esta pesquisa, e discute suas implicações e aproximações com a inclusão de alunos surdos e o bilinguismo. Dessa forma, apresentamos todas as etapas de desenvolvimento do projeto, suas implicações e contribuições para a construção de uma escola que respeita às culturas e construiu-se novos olhares, permitindo que as interações ocorram de forma que reduza as barreiras linguísticas. Resultados positivos, nesta perspectiva, foram alcançados, com grande envolvimento e interação da comunidade escolar, no entanto mudanças nas adaptações curriculares e metodológicas também precisam ser fortalecidas para que se efetive a inclusão real dos alunos surdos.

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Biografía del autor/a

Israellen Cristina Souza Ataide, Escola Municipal de Ensino Fundamental Barão de Guajará, Vigia, Pará, Brasil.

Possui graduação em Letras - Inglês pela Universidade Federal do Pará (2018), especialização em LIBRAS pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2020). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas e Libras.

Mairon de Sousa Furtado, Instituto Federal do Pará

Possui graduação em Agroecologia, pelo Instituto Federal do Pará. Desenvolveu pesquisas com produção de Tecnologias Sociais associada à produção vegetal e estudos com Populações Tradicionais. Os estudos junto aos povos tradicionais convergiram à produção de TCC. Atualmente, estuda especialização em Ciências Ambientais e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (IFPA Bragança).

Gláucia Caroline Silva-Oliveira, Universidade Federal do Pará. Instituto de Estudos Costeiros. Campus Universitário de Bragança, Pará.

É professora Adjunta IV da Universidade Federal do Pará, Instituto de Estudos Costeiros, Campus universitário de Bragança. Graduada em ciências biológicas; especialista em Docência no Ensino Superior e Interpretação e  Tradução da Libras; mestrado em Biologia de Ecossistemas Costeiros e Estuarinos e doutorado em Recursos Biológicos da Zona Costeira Amazônica. Realizou estágio pos doutoral na Universidade Federal de Santa Catarina (2019-2020) na área de Linguística Aplicada/Libras com foco na elaboração de glossário em Libras para a ciências biológicas.

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Publicado

2020-07-10

Cómo citar

ATAIDE, I. C. S.; FURTADO, M. de S.; SILVA-OLIVEIRA, G. C. PROJETO LIBRAS NA ESCOLA E AS INTERAÇÕES INCLUSIVAS EM UMA COMUNIDADE ESCOLAR. Revista Encantar, [S. l.], v. 2, p. 01–20, 2020. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/8988. Acesso em: 23 nov. 2024.