PERSONAGENS NEGRAS FEMININAS: analisadas pela perspectiva do aborto em Ponciá Vicêncio de Conceição Evaristo e Estela sem Deus de Jeferson Tenório

Auteurs-es

  • Priscila Borges da Cunha UNEB
  • Emerson Ian Souza Soares UNEB
  • Silvia Souza Silva UNRB

Mots-clés :

Aborto, Gênero, Raça

Résumé

Este artigo visa analisar o romance Ponciá Vicêncio (2003), de Conceição Evaristo e Estela Sem Deus (2018), de Jeferson Tenório dentro da perspectiva do aborto as circunstâncias que levaram a tais acontecimentos nas duas obras, e quais as consequências físicas e psicológicas, tendo como foco a análise nas representações femininas de Ponciá e Estela, enquanto mulheres negras que reverberam ao longo do tempo saberes e dores que são referidos pelos textos de Grada Kilomba (2017) - A máscara e o Lugar de Fala de Djamila Ribeiro (2017), vivendo uma busca incessante para conhecer a si mesmo, fugir do seu destino e libertarse. Em ambos os casos as personagens vêem o aborto como um basta numa herança de escravidão, que perseguia suas histórias; cada uma no seu momento decidiu se libertar do mundo que as cercavam e rentear direito de escolher seu próprio destino. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Priscila Borges da Cunha, UNEB

GRADUANDA DO CURSO DE LETRAS DA UNEB CAMPUS XVIII

Emerson Ian Souza Soares, UNEB

GRADUANDO DO CURSO DE LETRAS

Silvia Souza Silva, UNRB

GRADUANDA DO CUSO DE LETRAS

Références

CARNEIRO, Sueli.Enegrecer o Feminismo: a situação da mulher negra na América Latina a partir de uma perspectiva de gênero. Disponível em: <http://latitudeslatinas.com/download/artigos/enegrecer-o-feminismo-a-situacao-da-mulher-negra-na-america-latina-a-partir-de-uma-perspectiva-de-genero.pdf> Acesso em: 27 de novembro de 2018.

EVARISTO, Conceição. Ponciá Vicêncio. Belo Horizonte: Mazza, 2003.

TENÓRIO, Jerferson. Estela Sem Deus. Porto Alegre:Zouk, 2018.

KILOMBA, Grada. A máscara. PISEAGRAMA, Belo Horizonte, número 11, página 26 - 31, 2017.

RIBEIRO, D. O que é lugar de fala? . Belo Horizonte (MG): Letramentos, 2017.

IPOLITO. Jessica. O aborto das escravas: um ato de resistência do passado ao presente. Disponível em: < https://www2.ufrb.edu.br/cadernosisterhood/images/.../Caderno_versao_ atu al.pdf>Visualizado em 20/11/2018.

GONZAGA. Paula Rita Bacellar. DE ARAS. Lina Maria Brandão. O ventre negro e o roubo dos direitos reprodutivos: da escravização das mulheres negras á criminalização do aborto. Disponível em: <https://www2.ufrb.edu.br/cadernosisterhood/images/.../Caderno_versao_atual.pdf>Acesso em: 20/11/2018.

Téléchargements

Fichiers supplémentaires

Publié-e

2020-06-19

Comment citer

CUNHA, P. B. da; SOARES, E. I. S.; SILVA, S. S. PERSONAGENS NEGRAS FEMININAS: analisadas pela perspectiva do aborto em Ponciá Vicêncio de Conceição Evaristo e Estela sem Deus de Jeferson Tenório. Revista Encantar, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 223–234, 2020. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/8569. Acesso em: 17 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

II Seminário Regional de Ensino e Relações Étnico-Raciais