ESTUDO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS E SUAS PLANIFICAÇÕES POR MEIO DE UMA FEIRA DE CONHECIMENTO

Auteurs-es

  • Cleitiano da Silva Sousa Santos
  • Anna Karla Barros da Trindade
  • Francisco de Paula Santos de Araújo Junior

Mots-clés :

Sólidos Geométricos, Materiais Concretos, Aprendizagem.

Résumé

É necessário haver uma reflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem, sobretudo na área de matemática, seguindo esse viés desenvolveu-se o presente trabalho que tem como finalidade socializar uma experiência realizada em uma turma de 6º ano do ensino fundamental da Unidade Escola Zezita Sampaio. A atividade proposta envolve a manipulação de materiais concretos no estudo do conteúdo sólidos geométricos e suas planificações. Considera-se que o uso desse tipo de material, torna as aulas de matemática mais dinâmicas aproximando o aluno da construção de um pensamento lógico matemático. Na produção de dados, optou-se em utilizar questionários compostos por questões objetivas e discursivas para avaliar o conhecimento dos alunos sobre o conteúdo sólidos geométricos antes a após a experiência realizada, objetivando analisar a real contribuição da atividade realizada para aprendizagem dos alunos. Com a análise dos dados produzidos, foi possível constatar que a utilização de materiais concretos nas aulas influencia no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo sólido geométrico, e a inserção do educando em um ambiente de pesquisa permite que este se torne agente construtor do seu próprio conhecimento.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ASSUNÇÃO, Edjane Mota de; ESCHER, Marco Antônio. MANUAL BÁSICO: COMO ORGANIZAR UMA FEIRA DE MATEMÁTICA. 1989. 15 p. Dissertação (Mestrado em Matemática) - INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS, Juiz de Fora, 2018. Disponível em: <http://www.ufjf.br/mestradoedumat/files/2011/09/PRODUTO-EDUCACIONAL-Edjane.pdf> Acesso em: 26 set. 2019.

BARBOSA, Jonei Cerqueira. Modelagem na Educação Matemática: contribuições para o debate teórico. Reunião anual da ANPED, v. 24, n. 7, p. 1-15, 2001.

DA SILVA, Francisca Marlene et al. O uso do material concreto no ensino da matemática. In: Anais do VIII Forum Internacional de Pedagogia. 2016.

FETZER, Fernanda; BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira. Processo de ensino aprendizagem de matemática: o que dizem os alunos. XVI Encontro Regional dos Estudantes de Matemática da Região Sul, 2010.

MIALICH, Flávia Renata. Poliedros e Teorema de Euler. 2013.

SANTIAGO, Thiago Lopes Nascimento. O ensino dos sólidos geométricos: um estudo utilizando a modelagem matemática /. – Juazeiro-BA, 2018.

Téléchargements

Publié-e

2019-12-31

Comment citer

SANTOS, C. da S. S.; TRINDADE, A. K. B. da; ARAÚJO JUNIOR, F. de P. S. de. ESTUDO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS E SUAS PLANIFICAÇÕES POR MEIO DE UMA FEIRA DE CONHECIMENTO. Revista Encantar, [S. l.], v. 1, n. 3, p. 127–144, 2019. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/8195. Acesso em: 22 déc. 2024.